Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Projeto impede que ministro envie a Força Nacional para proteção ambiental

Publicado por Câmara dos Deputados
há 11 anos

O Projeto de Decreto Legislativo 829/13 revoga o Decreto 7.957/13 , que institui o Gabinete Permanente de Gestão Integrada para a Proteção do Meio Ambiente e regulamenta a atuação das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança Pública na proteção ambiental.

Pelo decreto governamental, a Força Nacional poderá ser empregada em qualquer parte do território nacional, mediante solicitação expressa do governador do estado, do Distrito Federal ou de ministro de Estado. Até a edição da medida, a Força Nacional só poderia ser enviada a uma localidade para prestar apoio logístico, de inteligência, de comunicações e de instrução às ações de proteção ambiental por solicitação do governo local, após assinatura de ato formal.

Hidrelétricas

De acordo com o autor da proposta, deputado Ivan Valente (Psol-SP), o objetivo do governo com a medida é retirar das mãos dos estados a responsabilidade pela polícia ostensiva e a preservação da ordem pública. Ele destaca que o decreto permite aos ministros, sem o consentimento dos governos estaduais, enviar a Força Nacional aos locais que considerarem mais conveniente para o governo federal.

O alvo, conforme Ivan Valente, são os povos da floresta, que realizam manifestações contra a construção de hidrelétricas em suas regiões. Isso possibilitaria a superexploração de trabalhadores por parte dos consórcios construtores das obras.

Valente afirma que, dias após a edição do decreto, o ministro das Minas e Energia requisitou apoio da Força Nacional para garantir, pela força, o trabalho de 80 técnicos contratados pela Eletronorte para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental dos projetos de barramento do rio Tapajós. Tal procedimento tem encontrado a resistência do povo Munduruku, sustenta.

Intervenção federal

De acordo com Ivan Valente, o decreto é inconstitucional e possibilita uma intervenção federal disfarçada, uma vez que a garantia da ordem pública é competência estadual. Sua inconstitucionalidade é evidente, viola regras e princípios constitucionais, além de atentar contra o próprio pacto federativo, um dos poucos alicerces da jovem república brasileira, acrescenta.

Tramitação

A proposta será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes da votação pelo Plenário.

Agência Câmara de Notícias

  • Publicações97724
  • Seguidores268412
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações209
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-impede-que-ministro-envie-a-forca-nacional-para-protecao-ambiental/100618979

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)