Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Publicado resultado final da votação que confirmou vetos presidenciais

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 11 anos

    A Mesa Diretora do Congresso Nacional divulgou nesta quarta-feira (21) a apuração da votação realizada na terça, em que foram mantidos quatro vetos presidenciais a projetos aprovados no Congresso Nacional.

    Os vetos que estiveram mais próximos de serem derrubados são relativos à Lei do Ato Medico e à nova regra de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Congresso mantém vetos de Dilma

    O dispositivo da Lei do Ato Medico (Lei 12.842/13) que restringia aos médicos a prescrição de órteses e próteses oftalmológicas (inciso IX do art. 4º - VET 24/13) recebeu 36 votos para a derrubada do veto por parte dos senadores e 209 dos deputados. Para a derrubada, porém, eram necessários, 41 e 257 votos, respectivamente.

    O veto ao dispositivo da Lei Complementar 143/13 (FPE) que garantiria a integralidade dos repasses a estados e municípios em caso de desonerações promovidas pela União (VET 25/13) foi rejeitado por 38 senadores e 228 deputados.

    Já o veto a um dos itens incluídos pelo Congresso na Medida Provisória 609/13 para desoneração a cesta básica, medida que se transformou na Lei 12.839/13 (VET 23/13) recebeu 268 votos de deputados pela derrubada - acima do necessário -, mas apenas 24 de senadores.

    Votação em conjunto

    No final da tarde desta quarta-feira (21), o presidente do Senado, Renan Calheiros, explicou que a grande quantidade de vetos analisados não permitiria proclamar os resultados um a um e que, por isso, já havia determinado sua distribuição e publicação.

    Questionado se o Senado foi o fiel da balança no resultado, Renan destacou o bicameralismo, que passa por um processo permanente de aperfeiçoamento.

    O presidente também lembrou que os vetos que não foram analisados nesta semana, como o do projeto que extinguiu a multa de 10% sobre o FGTS no caso de demissão sem justa causa, ficaram para sessão já marcada para 17 de setembro. Acho que, do ponto de vista do Legislativo, é muito bom. Inclusive a participação popular ontem [terça], aquilo foi um momento histórico inesquecível, disse.

    Quatro projetos

    Foram votados ontem 42 vetos feitos pela presidente Dilma Rousseff a quatro projetos:

    - MP 606/13, sobre alterações no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e no Programa Universidade para Todos (ProUni);

    - MP 609/13, no dispositivo que amplia desonerações de PIS/Pasep e Cofins para diversos produtos e normas do setor elétrico;

    - projeto do ato médico (PL 7703/06), em veto que mantém a permissão para que outros profissionais de saúde formulem diagnósticos e indiquem a prescrição terapêutica; exerçam direção ou chefia de serviços médicos; entre outros procedimentos como a aplicação de injeções e punções periféricas;

    - PLP 288/13, em dispositivo do Fundo de Participação dos Estados (FPE) que retira do cálculo do repasse a estados e municípios as desonerações concedidas pela União sobre o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações644
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/publicado-resultado-final-da-votacao-que-confirmou-vetos-presidenciais/100658810

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)