Comissão de Educação discute o ensino de Matemática no País
A Comissão de Educação realiza audiência pública nesta terça-feira (10) sobre a crise pela qual passa o ensino de Matemática nas escolas públicas de ensino fundamental e médio.
O debate foi proposto pelo deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ), que é autor do Projeto de Lei 5218/13, que obriga as escolas públicas a ter laboratório de Matemática. O laboratório possibilita uma dinamização do ensino-aprendizagem por meio de um modo prazeroso, dinâmico e mais eficaz, explica o parlamentar.
Segundo o deputado, a maioria das escolas tem jogos e materiais paradidáticos de matemática, e alguns professores até tentam levar o material lúdico para a sala de aula, mas Stepan reclama que, em sua maioria, os professores não tem a preparação necessária. O ensino de Matemática no Brasil enfrenta uma profunda crise exigindo dos professores a reformulação de suas práticas.
Para buscar soluções para essa problemática é que propomos a realização dessa audiência pública.
Debatedores
Foram convidados para debater o assunto:
- o presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Alessandro Jacques Ribeiro;
- o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), Geraldo Nunes Silva;
- o professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília (MTC/UnB), Cristiano Alberto Muniz;
- o professor da UnB Ricardo Fragelli; e
- o vice-diretor do Campus da UnB do Gama, Augusto Brasil.
O debate será realizado a partir das 14 horas, no Plenário 10.
Agência Câmara de Notícias
2 Comentários
Faça um comentário construtivo para esse documento.
Se o salário do professor não for digno, de nada adianta um laboratório. Pois quem sabe matemática - o bastante para ensinar com qualidade - vai em busca de outro emprego ! É preciso acabar com o mito de que o magistério é "uma vocação sagrada". É preciso pagar melhor !!!! Éo que o nobre deputado precisa garantir. continuar lendo
Além do que o Rogério disse, é necessário que os professores também tenham interesse em buscar novas formas didáticas para tornar a Matemática, matéria temida pela maioria, mais compreensível e prazerosa. continuar lendo