Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério: redução de ICMS pode garantir acesso à internet a mais 12 milhões de domicílios

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    O diretor do departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, afirmou nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados que um exercício feito pela pasta comprovou que se a alíquota do Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) para banda larga fixa fosse reduzida em todo o Brasil, haveria um aumento de domicílios com acesso à internet banda larga seria de 22 para 34 milhões. Além disso, o estudo mostrou que a perda fiscal seria de, no máximo, 0,08% da arrecadação do ICMS.

    No Brasil algumas cidades já chegam a cobrar 35% de alíquota do ICMS sobre banda larga, se reduzíssemos esse valor para 10%, conseguiríamos ter 12 milhões a mais de domicílios com banda larga, sem nenhum outro programa, disse.

    A afirmação foi feita durante audiência pública na comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição 479/10, do deputado Sebastião Bala Rocha (SDD-AP), que inclui o acesso à internet de alta velocidade (banda larga) entre os direitos fundamentais do cidadão.

    O relator da comissão, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), disse que se a proposta for aprovada, a tributação necessariamente precisa ser alterada. Quando se trata de produtos essenciais, as alíquotas de ICMS são baixas e, muitas vezes, não são nem tributados. Se aprovada, a tributação necessariamente tem de ser alterada, declarou.

    Para o relator, ficou claro que a universalização da banda larga é mais do que um serviço essencial, ela possibilita a fruição de outros direitos como segurança pública, transporte, educação, entre outras vantagens.

    O superintendente de Competição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baiggori, concordou com o deputado. Pelo entendimento da Anatel, o Brasil tem potencial para mudar problemas estruturais identificados no setor de telecomunicações, como a alíquota do ICMS. Se for declarado como um produto essencial, faz sentido ser tributado como tal, disse.

    Também está sendo analisado na Câmara o Projeto de Lei 1481/07, pronto para votação em Plenário, que permite que recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust) sejam utilizados para a massificação da banda larga. A proposta também prevê a promoção, pelos estados, da desoneração fiscal do serviço.

    A comissão especial volta a se reunir nos dias 6, 9 e 13 de dezembro, respectivamente nas cidades de Macapá (AP), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). O relator disse que, provavelmente, a reunião para apresentação do relatório final será em 16 de dezembro.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-reducao-de-icms-pode-garantir-acesso-a-internet-a-mais-12-milhoes-de-domicilios/112032150

    Informações relacionadas

    Notíciashá 13 anos

    PAULO BERNARDO: SEM ICMS, BANDA LARGA PODE CAIR A R$ 29

    Tribunal de Justiça de São Paulo
    Jurisprudênciahá 3 meses

    Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Agravo de Instrumento: XXXXX-59.2023.8.26.0000 Marília

    Notíciashá 13 anos

    ISENÇÃO DE ICMS PARA BANDA LARGA VIGORA SÓ EM SETE ESTADOS

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)