Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Legalização do aborto causa polêmica em seminário sobre mortalidade materna na Câmara

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    A polêmica começou quando Carmen Barroso, membro do Grupo Independente de Especialistas da Comissão de Informação e Prestação de Contas sobre a Saúde das Mulheres e das Crianças (CoIA) da Organizações das Nações Unidas (ONU), recomendou a busca de soluções para o aborto inseguro na América Latina, que é uma das principais causas de mortalidade materna na região.

    Segundo ela, ocorrem 4,2 milhões de abortos por ano na região, 92% deles feitos em condições insegura, o que seria fruto da legislação restritiva. Estudos mostram que criminalização do aborto não diminui sua prática, disse. Conforme ela, as taxas de abordo estão diminuindo nos países que em o aborto é legalizado, e aumentando nos países que proíbem a prática.

    A fala gerou protestos de manifestantes contrários ao aborto, que carregavam cartazes condenando a prática. A palestrante foi vaiada, e o presidente da Comissão de Seguridade, Dr. Rosinha (PT-PR), pediu a retirada da comissão de dois manifestantes que interromperam a fala da parlestrante. Em seguida, Dr. Rosinha retirou-se da comissão junto com os manifestantes para debater a questão.

    Brasil fica como está

    Antes, no seminário, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, garantiu que o Brasil não vai arredar pé de nenhum reprodutivo conquistado, dentro do março legal brasileiro e da Constituição. Porém, segundo ele, não está na agenda do governo brasileiro mudar esse legislação.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações400
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/legalizacao-do-aborto-causa-polemica-em-seminario-sobre-mortalidade-materna-na-camara/112185183

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)