Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão sugere medidas para melhorar Programa Nacional de Banda Larga

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    Segundo relatório aprovado, Brasil avançou no número de acessos, mas precisa acelerar a implementação do programa e melhorar preço, qualidade e velocidade do serviço.

    Reportagem Lara Haje

    Edição Dourivan Lima

    A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou, na última quarta-feira (11), o relatório final da subcomissão especial destinada a acompanhar as ações do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Este é o segundo relatório produzido pela subcomissão, que também funcionou em 2011. O deste ano, que teve como relator o deputado Newton Lima (PT-SP), considera o programa um sucesso, mas sugere uma série de ações para que o crescimento do número de pessoas atendidas pelo programa seja acelerado e também para melhorar o preço, a qualidade e a velocidade do serviço.

    De acordo com o relatório, do lançamento do programa, em 2010, até março de 2013, registrou-se um crescimento de 54% no número de assinantes de banda larga fixa no País, alcançando a marca de 20,6 milhões de acessos. Uma das metas do programa é alcançar 40 milhões de acessos até 2014. Na banda larga móvel, houve um aumento de 330% no número de cidades atendidas e de 347% no número de acessos.

    Além disso, em dezembro de 2012, 2.850 municípios já estavam atendidos pelo Programa Banda Larga Popular, que prevê pacotes de acesso à internet com velocidade de um megabit por segundo a R$ 35 mensais. A meta é atender todos os 5,3 mil municípios brasileiros até 2014. O relator destaca ainda que houve sensível redução nas desigualdades regionais no acesso à banda larga, embora ainda haja muitos problemas de infraestrutura na região Norte.

    A velocidade média da banda larga fixa, por sua vez, cresceu 50% de 2011 a 2013. Porém, conforme o relatório, o Brasil ainda ocupa a 80ª posição em ranking de nações relativo à velocidade média da banda larga fixa. Quanto aos preços cobrados pelos serviços de banda larga fixa, o Brasil ocupa a 55ª posição em um ranking composto de 169 países, atrás de nações como Uruguai, Venezuela e Portugal. Em relação à qualidade dos serviços prestados pelas operadoras, o quadro também inspira cuidados, afirmou Lima.

    Ações recomendadas

    O relatório recomenda que o presidente da Câmara dos Deputados e as lideranças partidárias priorizem a aprovação das seguintes propostas em tramitação na Casa:

    - PEC 479/10, que inclui o acesso à internet em banda larga entre os direitos fundamentais do cidadão;

    - Projeto de Lei Geral das Antenas (5013/13), que uniformiza as regras para a instalação de antenas de telefonia celular em todo o País, podendo melhorar a qualidade especialmente dos serviços de internet móvel;

    - PL 1481/07, que altera a Lei do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), na forma de substitutivo destinando os recursos do fundo para projetos de Cidades Digitais (programa que oferta à população serviços de governo eletrônico, sistemas que permitem a ampliação do acesso dos cidadãos aos serviços da Administração, a melhoria da gestão interna e a transparência e controle social sobre as ações de governo, e também pontos de conexão à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação);

    - PL 6304/13, que instituiu um regime de desoneração fiscal para a instalação e manutenção de datacenters (centros para armazenamento eletrônico de dados) no Brasil.

    O relatório também sugere que a apresentação de projeto de lei com o objetivo de simplificar os procedimentos de compras pela empresa pública Telebrás (que mantém as redes de telecomunicações da administração pública federal), mediante a instituição de um regime especial de contratação para a empresa. Além disso, apoia as emendas apresentadas pela Comissão de Ciência e Tecnologia à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2014/2015, com o objetivo de promover a interligação dos campi das universidades públicas brasileiras com banda larga à velocidade mínima de um gbps e de ampliar infraestrutura da Telebras.

    O relatório elaborado pelo deputado Newton Lima propõe ainda a realização de comissão geral na Câmara dos Deputados para tratar da modernização da Lei Geral de Telecomunicações e do futuro dos serviços de banda larga e telefonia fixa, diante a aproximação do término dos contratos das concessionárias de telefonia fixa, em 2020.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações102
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-sugere-medidas-para-melhorar-programa-nacional-de-banda-larga/112225660

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)