Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara marca os 20 anos da Lei Orgânica de Assistência Social com sessão solene

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    Nesta segunda-feira (16), a Câmara dos Deputados realiza uma sessão solene e inaugura uma exposição sobre os 20 anos da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas Lei 8.742/93).

    A sessão solene, proposta pelos deputados Fátima Pelaes (PMDB-AP) e Eduardo Barbosa (PSDB-MG), será às 11 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. Em seguida, às 13 horas, no Espaço do Servidor, no Anexo II da Câmara, será aberta a exposição Loas: 20 anos de conquistas. A mostra retrata o caminho percorrido pela política pública de assistência social do período colonial aos dias atuais.

    A exposição é promovida pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados e tem o apoio da Comissão de Seguridade Social e Família, da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, do Conselho Nacional de Assistência Social e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Com curadoria de Henrique Machado e Silvia Rita de Souza, a mostra estará aberta a visitação até o dia 20 de dezembro, das 9 às 17 horas.

    A Loas

    A entrada em vigor da Loas, sancionada em 7 dezembro de 1993, representou um avanço significativo ao permitir o controle social da formulação das ações da política de assistência, ao mesmo tempo em que descentralizou a gestão e potencializou o uso e a distribuição dos recursos.

    Pela lei, que regulamentou os artigos 203 e 204 da Constituição Federal, a assistência social tem como objetivos, entre outros, a proteção social; a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e aos adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; e a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência.

    Prevê, ainda, a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-marca-os-20-anos-da-lei-organica-de-assistencia-social-com-sessao-solene/112226453

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)