Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cancelada reunião para votar parecer sobre direito de acesso à internet

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    A reunião da comissão especial da proposta (PEC 479/10) que inclui o acesso à internet de alta velocidade (banda larga) entre os direitos fundamentais do cidadão foi cancelada nesta tarde por falta de quórum. Com isso, a proposta, do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que modifica o artigo da Constituição, só deve ser analisada em 2014, pois o recesso parlamentar começa em 22 de dezembro.

    Alguns países do mundo, como Finlândia, França, Espanha, Suíça, Estônia e Costa Rica já optaram por declarar em lei que a banda larga deve estar disponível a todos.

    Neutralidade de rede

    Em seu relatório, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) incluiu a garantia de tratamento isonômico dos dados trafegados, proibindo a discriminação por conteúdo, emissor e destinatário. Com a alteração, a PEC consagra o princípio da neutralidade de rede, um dos pontos polêmicos que levou o marco civil da internet (PL 2126/11, apensado ao PL 5403/01) a não ser votado neste ano.

    Pelo princípio, os provedores de conexão não poderão oferecer aos usuários pacotes com serviços diferenciados por exemplo, só com e-mail, apenas com acesso a redes sociais ou incluindo acesso a vídeos. A neutralidade impede que as operadoras de banda larga bloqueiem ou degradem a qualidade do serviço prestado, independentemente do conteúdo trafegado, da origem e destino da comunicação, e da aplicação utilizada pelo internauta, afirmou Teixeira.

    Carga tributária

    Segundo o relator, a proposta é uma oportunidade para resgatar o debate a respeito da carga tributária incidente sobre a banda larga os tributos representam 1/3 do valor do serviço pago pelos usuários. Enquanto produtos básicos, como arroz, possuem alíquotas de ICMS de apenas 7%, a banda larga é taxada, em regra, em 25%, percentual de cosméticos e outros bens supérfluos, apontou.

    Estudos

    De acordo com pesquisa de 2010 da consultoria GlobeScan, citada pelo relator, 91% dos brasileiros entendem que a internet deve ser considerada um direito fundamental da humanidade.

    Um levantamento publicado em julho pela União Internacional de Telecomunicações, em parceria com a Unesco e a empresa de tecnologia Cisco, informou que 134 nações já possuíam até aquela data programas de disseminação do acesso à internet. O Brasil lançou o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) em 2010. Na opinião de Teixeira, esse movimento é um reflexo da importância do acesso à internet como um direito.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cancelada-reuniao-para-votar-parecer-sobre-direito-de-acesso-a-internet/112257284

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)