Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão aprova fundo de mudanças do clima com verbas do petróleo

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na quarta-feira (03) a criação do Fundo Nacional sobre Mudanca do Clima, cuja finalidade será financiar iniciativas que reduzam os impactos do aquecimento global no Brasil. Pela proposta, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) deverá destinar à constituição do fundo 60% dos recursos da participação especial na produção de petróleo a que têm direito.

    O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), a quatro projetos que tramitam apensados e tratam do tema:

    - Projeto de Lei 2223/07 , do deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que amplia a compensação financeira da indústria de petróleo e gás para a reparação de danos ambientais;

    - PL 2635/07 , do deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que cria o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas por meio da redistribuição dos recursos da participação especial no petróleo;

    - PL 3820/08 , do Poder Executivo, que cria o Fundo Nacional sobre Mudanca do Clima (FNMC) com os recursos do petróleo; e

    - PL 3570 /08, do deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), que estende os recursos provenientes do petróleo para produtores rurais recuperarem ou manterem os ecossistemas naturais.

    Arnaldo Jardim explicou que, para elaborar o substitutivo, utilizou como base o Projeto de Lei do Executivo, por ser o mais abrangente.

    Atividade petrolífera

    Atualmente, pela Lei 9.478 /97, esses recursos devem ser destinados apenas à recuperação de danos ambientais causados por atividades relacionadas ao petróleo.

    O texto aprovado estabelece que os recursos do MMA a que se refere devem ser destinados "preferencialmente" aos danos provocados por atividades relacionadas à cadeia petrolífera.

    De acordo com a legislação vigente, em caso de grande volume de produção ou de grande rentabilidade, estados e municípios têm direito a receber a participação especial.

    Essa participação constitui-se da receita bruta, deduzidos os royalties , os investimentos na exploração, os custos operacionais, a depreciação e os tributos.

    Do valor resultante, ao Ministério de Minas e Energia cabem 40%, ao Ministério do Meio Ambiente 10%, e ao estado produtor 40%. Os 10% restantes devem destinar-se ao município onde ocorrer a produção em terra, ou confrontante com a plataforma continental onde ocorrer a extração.

    Fundo

    No que se refere ao Fundo Nacional sobre Mudanca do Clima, o projeto determina que seja administrado por um comitê gestor, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Devem participar do colegiado seis representantes do Executivo e cinco do setor não governamental.

    Os recursos, segundo a proposta, podem ser aplicados por meio de financiamentos não reembolsáveis e reembolsáveis. Nesse último caso, o agente financeiro será o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES ).

    Na opinião de Jardim, a aprovação da medida "representa um passo importante para o Brasil avançar nessa questão tão crucial". Para ele, "não há como fazer políticas sem destinação clara de recursos. Agora a Política nacional de Mudanças Climáticas tem um fundo".

    Tramitação

    Em regime de prioridade , o projeto segue para análise conclusiva das comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Notícias relacionadas:

    Comissão quer poder para decidir sobre mudanças climáticas

    Comissão aprova apoio a fundo internacional de meio ambiente

    Conselho de Altos Estudos avalia programa espacial e clima

    Parlamentares debatem projetos ambientais com o príncipe Charles

    Câmara cria rede social para estimular participação popular

    Comissão de Mudanças Climáticas fará vigília em defesa da Amazônia

    Proposta cria Fundo Nacional sobre Mudanca do Clima

    Câmara analisa Política Nacional sobre Mudança do Clima

    Pesquisa aponta: Congresso não prioriza mudança climática

    Reportagem - Maria Neves

    Edição - Newton Araújo

    • Publicações97724
    • Seguidores268410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-fundo-de-mudancas-do-clima-com-verbas-do-petroleo/1191508

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)