Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alves diz que só votará PEC da demarcação de terras indígenas se houver consenso

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    O texto transfere do Executivo para o Congresso Nacional a decisão sobre demarcações e é o principal foco de críticas das populações indígenas.

    O anúncio foi feito durante reunião nesta quarta-feira (28) com dezenas de lideranças indígenas, entre elas o cacique caiapó Raoni, e deputados ligados ao tema.

    Conselho indigenista

    Durante o encontro, os índios apresentaram demandas legislativas, especialmente críticas a uma série de projetos em tramitação na Câmara. A única menção favorável foi à aprovação do Projeto de Lei 3571/08, do Executivo, que cria o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), que aguarda votação na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

    Pela proposta, que altera a Lei 5.371/67 e revoga o Decreto-Lei 423/69 (ambos normatizam a organização e o funcionamento da Fundação Nacional do Índio Funai), o conselho terá a participação de representantes do governo, dos índios e de entidades indigenistas que atuam na área. Nas decisões do conselho, o governo terá a metade dos votos, e os índios e as entidades, a outra metade. O presidente do CNPI deverá votar apenas em caso de empate.

    Com essa dinâmica, o projeto dá ao conselho caráter deliberativo, e não apenas consultivo. Assim, o governo terá que acatar as decisões tomadas com a participação dos índios. O CNPI deverá substituir a Comissão Nacional de Política Indigenista, que é um órgão consultivo.

    Críticas

    Entre as propostas criticadas pelos índios, além da PEC 215/00, estão:

    - o Projeto de Lei Complementar 227/12, que define os bens de relevante interesse público da União para fins de demarcação de terras indígenas. O texto regulamenta dispositivo constitucional que trata do assunto;

    - o Projeto de Lei 1610/96, que regulamenta a mineração em terras indígenas; e

    - a PEC 38/99, que transfere para o Senado a competência de aprovar a demarcação das terras indígenas.

    Frente parlamentar

    Os indígenas também criticaram a criação da Frente Parlamentar em Defesa de Populações Atingidas por Áreas de Preservação, porque estaria se opondo a seus direitos constitucionais.

    Henrique Eduardo Alves declarou que tentou impedir a criação da frente, por considerar que ela não traz maturidade ao debate, mas não pode vetar seu funcionamento, em nome da democracia. Em relação aos outros temas, o presidente da Câmara disse que vai debater com os relatores das propostas.

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alves-diz-que-so-votara-pec-da-demarcacao-de-terras-indigenas-se-houver-consenso/121128732

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)