Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto amplia abrangência de ação civil pública

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    Partidos políticos, sindicatos e seccionais da OAB também poderão propor esse tipo de ação para proteger direitos relativos a idosos e crianças, ao erário e até a segurança pública.

    A Câmara analisa o Projeto de Lei 5139 /09, do Poder Executivo, que amplia os direitos coletivos que podem ser objeto de ação civil pública e a lista de quem pode propor esse tipo de ação.

    Hoje a Lei da Ação Civil Pública ( 7.347/85 ) prevê a utilização desse instrumento legal para defesa dos direitos relativos ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico; à ordem econômica, à economia popular e à ordem urbanística.

    O projeto permite que a ação civil pública seja impetrada também para garantir a proteção:

    - da saúde, da educação, do trabalho, do desporto, da segurança pública,

    - dos transportes coletivos,

    - da assistência jurídica integral e da prestação de serviços públicos,

    - do idoso, da infância e juventude, das pessoas portadoras de necessidades especiais,

    - da ordem social e financeira, da livre concorrência, do patrimônio público e do erário, e

    - de outros interesses ou direitos difusos, coletivos ou individuais homogêneos.

    Direitos difusos são direitos amplos, que pertencem a todos e a todas as gerações. Direitos coletivos são aqueles relacionados a um determinado grupo de pessoas. Já direitos individuais homogêneos são aqueles em que o interesse é individualizado, mas decorrentes de origem comum.

    Autores da ação

    A proposta também amplia o número de entidades que podem propor ação civil pública. Hoje têm legitimidade para propor essa ação o Ministério Público , a Defensoria Pública , a União, os estados, o Distrito Federal, os municípios, autarquias, empresas públicas, fundações, sociedades de economia mista e associações constituídas há mais de um ano, que incluam entre suas finalidades a proteção a algum direito passível de tutela por ação civil pública.

    O projeto do Executivo permite que essas ações sejam propostas também pela Ordem dos Advogados do Brasil, por partidos políticos, entidades sindicais e de fiscalização do exercício de profissões.

    Foro da ação

    A proposta também modifica as regras sobre o local onde a ação deve ser impetrada. Hoje, a lei determina que a ação por reparação de dano coletivo deve ser proposta no lugar onde ocorreu o prejuízo, dificultando a reparação nos casos em que o dano atinge várias partes do País. Com o projeto, será possível ajuizar a ação civil pública em qualquer juízo da capital dos estados ou do Distrito Federal.

    Além disso, a proposta cria uma regra que facilita a reunião de processos de forma a evitar a proliferação de demandas e a divergência entre julgamentos e consolida o sistema jurídico coletivo ao revogar dispositivos de várias leis dispersas, como o Código do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Prevenção e Repressão às Infrações contra a Ordem Econômica - Antitruste.

    Cadastros para acompanhamento

    O projeto também cria dois cadastros nacionais, um para acompanhamento de inquéritos civis e compromissos de ajustamento de conduta, sob a responsabilidade do Conselho Nacional do Ministério Público, e outro relacionado a ações civis públicas ajuizadas, sob o controle do Conselho Nacional de Justiça.

    Tramitação

    O Projeto de Lei 5139 /09 foi elaborado por uma comissão especial do Ministério da Justiça formada por renomados juristas e advogados. A missão era apresentar proposta de readequação e modernização da tutela coletiva diante das profundas transformações sociais ocorridas desde a edição da Lei da Ação Civil Pública, em 1985.

    A proposta, que tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Notícias relacionadas:

    Trabalho aprova direito de sindicato mover ação civil pública

    Câmara amplia ação civil pública para proteger minorias

    Ação civil pública pode prescrever em cinco anos

    Projeto amplia alcance de sentença em ação civil pública

    Projeto habilita sindicatos a mover ação civil pública

    Reportagem - Vania Alves

    Edição - Natalia Doederlein

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações113
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-amplia-abrangencia-de-acao-civil-publica/1340990

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)