Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Avanço da febre chikungunya será debatido hoje

Publicado por Câmara dos Deputados
há 9 anos

O avanço da febre chikungunya no País será discutido em uma audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família hoje, às 9h30, com representantes do governo e especialistas. O requerimento para discutir o assunto é assinado pelo presidente da comissão, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), e pelos deputados Mandetta (DEM-MS), Eleuses Paiva (PSD-SP), Geraldo Resende (PMDB-MS) e Rosane Ferreira (PV-PR).

A doença já registrou 824 casos em todo o Brasil até o fim de outubro. É uma febre desconhecida da população. Então, é importante discutir, dar atenção a essa enfermidade, que pode alterar significativamente o quadro epidemiológico no Brasil, disse Amauri Teixeira.

O parlamentar citou especialmente a situação no seu estado, até agora o mais atingido pela febre chikungunya. Segundo o Ministério da Saúde, dos 824 casos conhecidos no País, 371 ocorreram em Feira de Santana, município distante 108 quilômetros de Salvador. Na Bahia nós temos um quadro preocupante. Não vivemos em uma redoma, disse Teixeira.

Sintomas

A febre chikungunya é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti o mesmo da dengue - e o Aedes albopictus, espécies encontradas no Brasil. Os sintomas são parecidos com os da dengue e incluem febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos.

O paciente também pode sentir dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pelé. A doença manifesta-se entre dois e 12 dias após a picada do mosquito (período de incubação). Assim como a dengue, ainda não existe um tratamento específico para a chikungunya.

Os primeiros casos foram confirmados no mês de julho. Foram 37 casos importados, de pacientes originários, principalmente, do Haiti e da República Dominicana, ambos na América Central, onde a doença é endêmica. Em setembro foram confirmados os primeiros casos autóctones (transmissão dentro do território nacional), no Amapá.

Prevenção ao ebola

Além da febre chikungunya, o requerimento dos cinco deputados também pede a discussão das medidas de prevenção ao ebola no País. Os deputados querem saber do governo federal o que vem sendo feito para evitar que a doença viral, que já matou mais de cinco mil pessoas no mundo, chegue ao Brasil.

Foram convidados:

- o vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz, Rodrigo Guerino Stabeli;

- o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch;

- o diretor Técnico do Instituto de Infectologia e Hospital Emílio Ribas, Luiz Carlos Pereira Júnior; e

- o coordenador Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde,

Giovanni Coelho; e

- representante da OPAS/OMS, Henrique Vazquez.

A audiência pública será realizada no plenário 7.

Agência Câmara de Notícias

  • Publicações97724
  • Seguidores268413
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações62
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/avanco-da-febre-chikungunya-sera-debatido-hoje/151225478

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)