Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão rejeita incluir aconselhamento genético em serviços do SUS

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 15 anos

    A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou, na última quarta-feira (12), o Projeto de Lei 1971/07 , do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que inclui o aconselhamento genético entre os serviços a serem oferecidos a casais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    O aconselhamento genético é o processo de informação, para pacientes e familiares que apresentem risco de doença hereditária, sobre as conseqüências, as probabilidades de desenvolvimento e transmissão e as formas de prevenção e tratamento dessas doenças.

    A relatora na comissão, deputada Angela Portela (PT-RR), manifestou opinião contrária à proposta por entender que não há necessidade de uma nova lei para que essa garantia esteja acessível. Para ela, a medida poderia tornar-se rapidamente obsoleta em função do avanço da ciência.

    Angela Portela considera pertinente a preocupação com o planejamento familiar, regulamentado pela Lei 9.263/96, e concorda com a necessidade de aprimorar a legislação. Ela destacou, porém, a precariedade do acesso aos métodos contraceptivos e argumentou que a implementação do projeto necessitaria de alocação de recursos técnicos e financeiros, pessoal adequado, criação de infra-estrutura, além de definição de parâmetros éticos e protocolos cientificamente aceitos para o desenvolvimento das ações. "Não se pode lançar uma expectativa à sociedade sem condições de atendê-la adequadamente", afirmou.

    A deputada lembrou que os direitos sexuais e reprodutivos estão entre os direitos humanos que norteiam a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Segundo ela, o Ministério da Saúde já estudou o tema e propôs a organização de uma rede de serviços com o objetivo de promover o aconselhamento genético.

    Tramitação

    O projeto, será arquivado, uma vez que tramita em caráter conclusivo , e a Comissão de Seguridade era a única a quem caberia a análise do mérito da proposta.

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-rejeita-incluir-aconselhamento-genetico-em-servicos-do-sus/183393

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)