Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta inclui aconselhamento genético no sistema de saúde

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    Em análise na Câmara, o Projeto de Lei 5899/09, do Senado, inclui o aconselhamento genético nas ações de planejamento familiar oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto também acrescenta o controle do câncer de próstata entre as ações preventivas desenvolvidas pelo SUS.

    Autora da proposta, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) explica que o aconselhamento genético pode ser pré ou pós-natal. No primeiro caso, consiste em esclarecer riscos de incidência de doenças geneticamente determinadas. "Isso aumenta a possibilidade de os casais optarem por um método seguro de reprodução, como a adoção ou fertilização in vitro", afirma.

    Quando realizada após o nascimento da criança, a prática é direcionada ao diagnóstico de doenças que poderão se manifestar na vida adulta. "Assim, permite que a pessoa adote uma forma de vida adequada à prevenção", acrescenta.

    A senadora argumenta que a inclusão do aconselhamento genético entre os serviços do SUS é uma forma de garantir a justa distribuição do acesso da população ao conhecimento desenvolvido (sobre o assunto)".

    Tramitação

    O projeto, que tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Fiscalização Financeira e Controle; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-5899/2009

    • Publicações97724
    • Seguidores268407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações169
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-inclui-aconselhamento-genetico-no-sistema-de-saude/2047856

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)