Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta muda regras para criação de peixes exóticos

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    Meurer defende ações de proteção ambiental como forma de incentivar a produção pesqueira. A Câmara analisa o Projeto de Lei 5989/09, do deputado Nelson Meurer (PP-PR), que muda a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca para equiparar a criação de cinco espécies exóticas de peixes às regras aplicadas na criação de espécies autóctones (nativas).

    Segundo a proposta, serão reclassificadas as criações das seguintes espécies:

    tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus);

    carpa húngara ou comum (Cyprinus carpio);

    carpa prateada (Hypophthalmichthys molitrix);

    carpa capim (Ctenopharyngodon idella);

    carpa cabeça grande (Aristichthys nobilis).

    O projeto do deputado do Paraná só autoriza esse tratamento às criações de espécies exóticas mantidas em tanques-redes ou estruturas semelhantes nas águas continentais como lagos, pântanos, represas, mangues, córregos e rios.

    A proposta também obriga o proprietário ou concessionário de represas a efetuar o repovoamento anual dos reservatórios hídricos com espécies de peixes nativas do local do empreendimento. A lei atual ( 11.959/09 ) já obriga essa recomposição ambiental, mas não explicita que a espécie seja nativa.

    A pesca é uma atividade de extrema importância social e econômica. É imperativa a adoção de medidas que promovam o incremento de sua produtividade, argumentou o deputado. Segundo ele, são necessárias ações de proteção ambiental, ordenamento pesqueiro e repovoamento dos ambientes aquáticos.

    Tramitação

    O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-5989/2009

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-muda-regras-para-criacao-de-peixes-exoticos/2051030

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)