Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto coíbe especulação com áreas de exploração mineral

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    Brandão: a exploração mineral deve ser em benefício de todos, e não apenas dos que buscam privatizar lucros com o bem comum. Em análise na Câmara, o Projeto de Lei 6338/09, do deputado Carlos Brandão (PSDB-MA), veda a autorização para pesquisa e lavra de minérios a empresas que já detenham alvarás para operar, com a mesma substância mineral, em 50 ou mais áreas, ou em área total de dois mil hectares ou mais, prevalecendo o que for menor.

    A proibição pretendida abrange firmas individuais, grupos de sócios e também empresas de parentes até o terceiro grau. Segundo o autor do projeto, é preciso limitar a extensão das áreas de mineração concedidas à mesma empresa ou grupo econômico. São alterados os artigos 16 e 37 do Código de Mineracao (Decreto-Lei 227/67 ).

    Amealhando concessões

    De acordo com o parlamentar, muitos que têm condições econômicas para explorar os depósitos minerais, em vez de o fazerem, "preferem simplesmente amealhar inúmeras autorizações de pesquisa e bloquear vastas áreas para o exercício das atividades exploratórias de mineração, simplesmente para, no futuro, especular com elas".

    Brandão explica que o objetivo do projeto é permitir que a exploração mineral se faça em benefício de todos, "e não apenas de alguns que buscam privatizar lucros com o que é bem comum".

    Tramitação

    O projeto tramita de forma conclusiva nas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-6338/2009

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações173
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-coibe-especulacao-com-areas-de-exploracao-mineral/2065448

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)