Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara lembra ação da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    Representantes na ativa das três Armas homenagearam os pracinhas na sessão solene promovida pela Câmara. A Câmara homenageou em sessão solene, nesta segunda-feira, os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), por ocasião dos 65 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Cerca de 80 veteranos estiveram no plenário para receber as homenagens e foram recebidos por deputados e representantes das Forças Armadas.

    Em mensagem enviada aos pracinhas como ficaram conhecidos os soldados -, o presidente da Câmara, Michel Temer, lembrou que mais de 25 mil homens integraram a FEB, e 451 deles perderam a vida na Itália.

    "Permaneceu, entretanto, a lição magnífica daqueles homens que, diante das atrocidades da guerra, em condições extremamente adversas, mostraram-se soldados dignos e, acima de tudo, seres humanos admiráveis", destacou Temer.

    Revalorização histórica

    O deputado que propôs a homenagem, Ciro Pedrosa (PV-MG), ressaltou a importância da revalorização histórica da FEB e relembrou as vitórias dos soldados brasileiros. Para ele, é preciso resgatar parte da imensa dívida que o País tem com os soldados brasileiros que embarcaram para as frentes de combate italianas e arriscaram suas vidas.

    "Posso afirmar que, hoje, por força do destino, infelizmente através de tragédias como a do avião da Air France e o terremoto no Haiti, já somamos alguns heróis da atualidade, e o sentimento do povo brasileiro é de um grande orgulho de nossas Forças Armadas", disse.

    Pedrosa coordena a Frente Parlamentar Mista da Revalorização Histórica da Força Expedicionária Brasileira, constituída por 199 deputados e 33 senadores. Entre os integrantes da Frente, o deputado Camilo Cola (PMDB-ES), que fez parte da FEB, mas não pôde comparecer à homenagem por motivos familiares.

    "Tenho muito orgulho de ser colega e amigo desse grande parlamentar, canhoneiro da Forca Expedicionária Brasileira, que tem exercido um papel importante para o resgate da verdadeira história da participação do nosso País na Segunda Guerra", disse Pedrosa.

    Memórias da guerra

    O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) também homenageou os veteranos e frisou que é preciso se valer de suas memórias sobre a guerra. "Infelizes das nações que perderam a memória desse período trágico, das ameaças contra os direitos das pessoas e dos povos, das feridas sem precedentes que foram causadas, dos impulsos corajosos suscitados para que a liberdade fosse readquirida. As novas gerações devem sabê-lo, e felizmente todos os presentes - não obstante poucos - ainda estão aqui para adverti-las e estimulá-las a essa tarefa de inquestionável magnitude", disse.

    Por fim, o músico João Barone, baterista do grupo Paralamas do Sucesso, filho de um pracinha e dirigente do Grupo Histórico da FEB, falou sobre seu projeto para manter viva a memória desses heróis. Um documentário dirigido pelo próprio Barone, chamado Caminhos dos Heróis, está em fase de finalização e deve ser lançado ainda este ano.

    Além da sessão solene, o Grupo organizou uma carreata pelas vias de Brasília com veículos militares usados pelo Brasil na Segunda Guerra e uma exposição dos veículos na frente do Congresso Nacional.

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-lembra-acao-da-forca-expedicionaria-brasileira-na-2-guerra/2117464

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)