Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lobão diz que novo Código de Mineração vai pôr ordem no setor

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, destacou a necessidade de atualizar o março legal sobre mineração, que, em sua avaliação, hoje é praticamente inexistente. Ele lembrou que o setor é regulado por um decreto de 1967 (Decreto-Lei 227/67), que tinha o objetivo de fomentar a mineração, mas deixou de regular o futuro dessa atividade.

    O que se viu foi uma verdadeira desordem em razão da frouxidão da legislação, disse o ministro. Lobão explicou que já foram concedidas 160 mil áreas para pesquisa e lavras, e no entanto apenas 8 mil estão produzindo. Ele classificou essa situação de especulação em grande escala.

    O presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Mario Negromonte (PP-BA), afirmou que a legislação atual é obsoleta e precisa ser modernizada para que o setor avance e que a comissão está pronta para discutir a proposta. Ele já sugeriu a realização de audiências públicas em todo o Brasil para discutir a proposta do novo Código Brasileiro de Mineração, que será enviada pelo governo ao Congresso.

    Lobão foi convidado pelos integrantes da comissão para dar mais informações sobre a proposta do novo código, que anunciou para a imprensa no último dia 9.

    Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai enviar ao Congresso ainda neste mês o projeto ao Congresso.

    A proposta extingue o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que será substituído pela Agência Nacional de Mineração. O novo órgão terá papel similar ao das demais agências reguladoras (ANP, Aneel, Ana, Anatel, etc.).

    A audiência foi iniciada há pouco e prossegue no plenário 14.

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lobao-diz-que-novo-codigo-de-mineracao-vai-por-ordem-no-setor/2120496

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)