Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta dá novas atribuições ao Conselho de Política Agrícola

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 14 anos

    Luis Carlos Heinze: objetivo é compensar vetos feitos à lei de 1991 que criou o CNPA. A Câmara analisa o Projeto de Lei 6947/10, do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), que amplia as competências do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA), órgão que assessora o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

    Hoje, o CNPA é responsável pela proposição de alterações na política agrícola nacional e nos planos anuais de safra, além da manutenção de sistema de informação sobre a atividade agrícola no País.

    O projeto inclui entre as atribuições do Conselho:

    - a aprovação da proposta de lei orçamentária para o setor;

    - a supervisão e controle da execução da política agrícola em conjunto com as secretarias de agricultura estaduais; e

    - a definição de normas para a política de crédito rural e para o seguro agrícola.

    Caráter consultivo

    Segundo o deputado, o objetivo do projeto é compensar os vetos feitos pelo presidente da República à Lei 8.171/91, que institui a política agrícola do País e cria o CNPA. Na época, o então presidente Fernando Collor foi contrário a uma série de atribuições do Conselho aprovadas pelo Congresso Nacional.

    "Os vetos e disposições legais posteriormente editadas asseguraram a existência do CNPA, apenas com caráter consultivo, no entanto", afirmou Heinze. O projeto, de acordo com o deputado, deve "garantir a efetiva participação dos representantes do agronegócio na formulação da política agrícola e no acompanhamento de sua execução".

    Aumento da representação

    A proposta também amplia a representação do Conselho Nacional de Política Agrícola. Segundo a proposta, farão parte do órgão cinco representantes de secretarias estaduais de agricultura um de cada região do País. Hoje, o CNPA conta com 16 representantes, a maioria de instituições nacionais e órgãos da União.

    A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-6947/2010

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-da-novas-atribuicoes-ao-conselho-de-politica-agricola/2170300

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)