Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CCJ aprecia recurso contra decisão de presidente sobre impeachment

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos
    Assista ao vivo

    A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados vota, neste momento, recurso apresentado contra decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, sobre o rito dos pedidos de impeachment da presidente Dilma Roussef.

    Em setembro, Cunha interpretou que não cabe a ele, como presidente da Câmara, decidir se o presidente da República reeleito pode ser responsabilizado por atos praticados no mandato anterior. Segundo ele, isso teria que ser decidido pelo Plenário da Câmara.

    Cunha também se manifestou sobre a possiblidade de apresentação de recursos contra decisões que rejeitem a abertura de processo de impeachment por crime de responsabilidade do presidente da República. Segundo o presidente da Câmara, o recurso precisaria, para ser aprovado, da maioria simples dos votos dos deputados em Plenário.

    O recurso em análise pela CCJ foi apresentado pelo deputado Wadih Damous (PT-RJ). Também apresentou recurso contra a decisão de Cunha o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA). Damous pediu a retirada de pauta do recurso, já que o caso está sob análise do Supremo Tribunal Federal.

    Damous contesta o uso do Regimento Interno da Câmara para amparar a decisão do presidente da Casa em vez da Lei 1079/50, que define os crimes de responsabilidade. Ele afirma que recursos contra o indeferimento de pedido de abertura de processo de impeachment teriam que ser aprovados por 2/3 dos deputados – e não maioria simples. Argumenta, ainda, que pedido rejeitado não pode ser emendado depois.

    O relator do recurso de Damous é o deputado Felipe Maia (DEM-RN), que deu parecer contrário ao pedido. “O recorrente se insurge contra a possibilidade de aditamento ou emendamento da denúncia, no curso de um processo de impeachment, a fim de sanar eventual vício ou ausência de requisitos legais. Ora, a decisão proferida não incidiu sobre essa questão específica”, disse Maia.

    “O recurso ainda se insurge contra a possibilidade de o Presidente da República ser responsabilizado em processo de impeachment por atos cometidos em mandato anterior. Ora, na decisão questionada, o Presidente da Casa declinou opinar sobre o cabimento de denúncia relativa a atos praticados pela Presidente da República em mandato anterior”, completou.

    Depois da decisão de Cunha, o Supremo Tribunal Federal concedeu duas liminares em que afirma que a decisão sobre aceitar ou não pedido de abertura de processo de impeachment é do presidente da Câmara e pediu a suspensão de ritos que impliquem em recurso em Plenário.

    A reunião da CCJ acontece no Plenário 1.

    Mais informações a seguir.

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações274
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-aprecia-recurso-contra-decisao-de-presidente-sobre-impeachment/248834333

    Informações relacionadas

    Mariana Hemprich, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Outorga e Delegação de Serviços Públicos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)