Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jornalismo policial em debate

    Ver TV reúne especialistas para uma conversa sobre os chamados “programas policialescos”

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 9 anos

    A sociedade brasileira tem altos índices de violência. Isso ninguém discute. Mas assistindo aos programas policialescos exibidos pela TV, essa violência parece não ter limites. A notícia transforma-se em espetáculo mórbido desrespeitando valores éticos, direitos humanos e várias normas legais. Esse é o tema em debate no Ver TV desta semana, que tem como convidados:

    Suzana Varjão, gerente do núcleo de qualificação de mídia da Andi – Comunicação e Direitos. “Que limiar de violência, de tolerância à violência nós estamos construindo no país? O que que isso vai repercurtir em termos de construção de mentalidade?”

    Pedro Caribé, jornalista e coordenador da Rede de Mídia Livre Bahia 1798. “Se partir da ideia de que as violações de direitos humanos tem várias reinvidicações à programas de ficção, à novelas, etc, mas que deveriamos ir em frente ao jornalismo policial, esse deveria ser o foco de acompanhar essas violações.”

    Ana Cláudia Mielke, jornalista e coordenadora do coletivo Intervozes. “Se esses programas de fato podem ser classificados como jornalísticos. Na minha opinião eu acho que a gente tem que pensar inclusive em uma reclassificação desse tipo de programa pra que ele pudesse então ser regulado, do ponto de vista da sua programação, com o conteúdo que ele exibe, deoutra forma.”


    O jornalista e professor da Puc do Rio, Carlos Nobre Cruz, publicou um livro com o título "Direto do front" sobre as ações policiais em comunidades do Rio de Janeiro. ele falou para o Ver TV sobre o impacto dos programas policialiescos sobre os moradores dessas áreas.

    A jornalista Maria Carolina Trevisan, do coletivo Jornalistas Livres e coordenadora de projetos da Andi - Comunicação e direitos, tem se preocupado com a falta de continuidade das coberturas jornalísitcas sobre casos policiais que ganham manchetes e rapidamente são esquecidos.

    Qualquer crítica que se faça aos abusos praticados pelos programas policialescos é logo tachada pelas emissoras de TV como tentativa de censura. A jornalista e pesquisadora Bia Barbosa, coordenadora executiva do coletivo Intervozes discorda e lembra que a liberdade de expressão não é um valor absoluto.

    • Publicações97724
    • Seguidores268409
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jornalismo-policial-em-debate/250003796

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)