Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão estende Garantia-Safra a todos os municípios atingidos por seca ou enchentes

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou proposta que amplia o benefício Garantia-Safra a agricultores familiares de todos os municípios do País vitimados pela seca ou por enchentes.

    Instituído pela Lei 10.420/02, atualmente o benefício Garantia-Safra está restrito aos agricultores familiares situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) que, tendo aderido ao Fundo Garantia-Safra, tenham tido a produção prejudicada em razão de estiagem ou excesso de chuvas. A área da Sudene engloba os nove estados nordestinos e alguns municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo.

    O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Zeca do PT (PT-MS), ao Projeto de Lei 8228/14, do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC). O projeto original estende o benefício a agricultores de municípios da região Sul atingidos pela seca ou por enchentes. “A extensão do alcance do programa para os agricultores familiares do Sul é meritória, porém desigual e injusta, pois deixa de fora a segunda região mais pobre do País, a região Norte, além do Centro-Oeste e do Sudeste”, disse o relator. “Consideramos justificável a aplicação obrigatória do programa em todo o Brasil”, afirmou.

    Zeca do PT salienta, porém, que é preciso evitar “qualquer limitação do programa no Nordeste, região que se distingue das demais por ser a mais castigada pela seca recorrente e por apresentar maiores problemas sociais crônicos”.

    No substitutivo, ele prevê a destinação para o programa de parte dos recursos do Fundo Nacional sobre Mudanca do Clima, instituído pela Lei 12.114/09, para garantir a universalização do Garantia-Safra na região Nordeste, no semiárido do estado de Minas Gerais e na região norte do estado do Espírito Santo.

    De acordo com a proposta, o Poder Executivo estimará o montante do benefício decorrente das novas regras e o incluirá no projeto de lei orçamentária.

    Tramitação
    aprovado pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, a proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta:

    Reportagem – Lara Haje
    Edição – Regina Céli Assumpção

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-estende-garantia-safra-a-todos-os-municipios-atingidos-por-seca-ou-enchentes/256518781

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)