Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Consultoria Legislativa lança estudo sobre o Estatuto do Idoso

    A legislação que prevê direitos e garantias para os mais de 25 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais completou 12 anos em 2015. A consultora e autora da pesquisa sobre o tema, Gisela Hathaway, apresenta detalhes do trabalho.

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    O Brasil, assim como o restante do mundo, está envelhecendo. Hoje, no país, o número de pessoas com 60 anos ou mais já soma 25 milhões, o que representa cerca de 12,5% da população brasileira.

    Com a aprovação do Estatuto do Idoso, em setembro de 2003, o Congresso Nacional foi palco de uma grande conquista em defesa dos direitos das pessoas da terceira idade. Nos seus 118 artigos, a lei assegura uma série de direitos, como atendimento preferencial junto aos órgãos públicos e privados e fornecimento gratuito de medicamentos pelo poder público, especialmente os de uso contínuo.

    A Consultoria Legislativa da Câmara lançou um estudo sobre o Estatuto do Idoso, que completou doze anos de vigência neste ano. Para apresentar os principais pontos do trabalho, esteve Com a Palavra a autora da pesquisa, a consultora Gisela Hathaway. Para ela, o Estatuto do Idoso foi uma grande conquista, mas, em doze anos de vigência, cerca de 80% dos direitos e garantias previstos no texto são desconhecidos pelos brasileiros, inclusive os próprios beneficiados pela lei. Segundo a consultora, para mudar essa realidade, é preciso uma tomada de consciência, o fim da discriminação e mais respeito para os idosos terem plena cidadania.

    Clique aqui para acessar o estudo "Comentários ao Estatuto do Idoso - Lei 10.741/2003"

    Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário
    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações160
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consultoria-legislativa-lanca-estudo-sobre-o-estatuto-do-idoso/259180882

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)