Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão aprova projeto que cria portabilidade da conta de luz

    Relator recomenda aprovação do projeto que, na prática, dá ao consumidor o direito de escolher o fornecedor de energia elétrica

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou proposta (PL 1917) que cria a portabilidade da conta de luz para permitir aos consumidores optar entre diferentes fornecedores no mercado de energia elétrica. O projeto do deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP) e de outros parlamentares oficializa o que já é praticado em alguns estados onde os consumidores produzem a própria energia – solar ou eólica –, podendo vender o excedente para as redes locais.

    Em um primeiro momento, o projeto reduz as exigências para que os grandes consumidores, como as indústrias, comprem energia livremente. Mas a ideia é abrir gradualmente esse mercado para que, a partir de 2022, o consumidor comum também possa escolher de quem comprar energia, em um sistema de abertura total.

    O relator na comissão, deputado João Fernando Coutinho (PSB-PE), recomendou a aprovação da matéria. Segundo avalia, o setor será estimulado e há, inclusive, possibilidade de queda nas tarifas.

    "Um maior investimento por parte das distribuidoras e geradoras em tecnologia visando, sobretudo, eliminação de perdas e inclusive tentando, com isso, uma maior competitividade no setor, o que, fatalmente, deve baixar a tarifa de energia para o consumidor final."

    Pelo projeto, o consumidor poderá escolher a geradora de energia, Furnas ou Itaipu, por exemplo. A distribuição continua sendo feita pela rede local, como é o caso da CEB ou da Light.

    Presidente da Comissão de Minas e Energia, que ainda vai votar o projeto, Rodrigo de Castro (PSDB/MG) destaca que o consumidor brasileiro vai conquistar um direito já praticado em outros países.

    "Esse direito de escolha já é concedido a consumidores da Europa, à metade dos estados dos Estados Unidos da América e, inclusive, a países da América do Sul, como Chile e Paraguai. Então, se outros países conseguem fazer isso, conseguem proporcionar ao consumidor esse direito, essa foi a nossa grande meta."

    Para atingir o objetivo, o projeto modifica o funcionamento do setor elétrico brasileiro. Um dos pontos alterados diz respeito às licitações das pequenas centrais hidrelétricas. Hoje, elas são cedidas mediante autorização. A proposta também exclui do processo de licitação os autoprodutores, como as indústrias que produzem energia para consumo próprio.

    O projeto também permite que as distribuidoras comprem energia de qualquer usina geradora, individualmente. Atualmente, o governo centraliza os leilões para que as distribuidoras comprem energia. Ou seja, hoje a distribuidora não controla a própria compra.

    Outra novidade diz respeito à formação do preço de energia elétrica no mercado de curto prazo, que passaria a incluir a oferta de preços pelos agentes. Hoje, esse preço é calculado por um programa de computador, sem levar em conta a oferta.

    Além da Comissão de Minas e Energia, a proposta ainda vai passar pelo crivo das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Em princípio, não precisa ser analisada em Plenário antes de seguir para o Senado.

    Reportagem – Idhelene Macedo
    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações118
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-projeto-que-cria-portabilidade-da-conta-de-luz/262527057

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)