Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Condenados por roubo de produtos agrícolas podem perder acesso ao crédito rural

    Proposta aprovada na Comissão de Agricultura afeta também pessoas condenadas por furto, recepção ou falsificação e ainda por abigeato, o roubo de animais.

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Pessoas condenadas pelos crimes de roubo, furto, receptação ou falsificação de produtos agrícolas e abigeato, que é o roubo de animais, podem perder o acesso ao crédito rural. É o que diz a proposta (PL 3325/2015) aprovada por unanimidade na Comissão de Agricultura. O crédito rural é um tipo de financiamento concedido a produtores rurais para estimular os investimentos e ajudar no custeio da produção e da comercialização de produtos agropecuários.

    O relator na Comissão de Agricultura, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), ressaltou que os roubos e furtos de maquinário e insumos agrícolas geram prejuízos que comprometem a sobrevivência do pequeno produtor rural. Na opinião do deputado, a proposta pode desestimular a ocorrência desses crimes no campo, além de fornecer segurança a quem trabalha dentro da lei.

    "Isso gera estímulo para aqueles que trabalham corretamente porque é injusto você ter uma legislação para aquele produtor rural que paga impostos e faz toda a sua parte de produção e comercialização sendo tratado de uma maneira, e aqueles que se utilizam de abigeato, que é o furto de animais, venda de animais sem ter nenhuma fiscalização, receberem também crédito rural."

    De acordo com o projeto, que altera a Lei do crédito rural (Lei nº 4.829), a perda de acesso a esse crédito deve valer para os dez anos posteriores à sentença judicial definitiva. O texto original também prevê que as pessoas condenadas percam o direito de acessar recursos subsidiados pelo Poder Público.

    A proposta tramita agora na Comissão de Constituição e Justiça.

    Reportagem — Bianca Marinho
    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações188
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condenados-por-roubo-de-produtos-agricolas-podem-perder-acesso-ao-credito-rural/269975619

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)