Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Entidades defendem mudanças na lei da imigração

    Procurador da República acredita que cooperação judicial para extradição não deve constar dessa legislação.

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Comissão Especial que analisa proposta (PL 2516/15) que estabelece um novo marco legal para migrantes ouviu nesta quarta-feira representantes do Ministério Público Federal, do Ministério do Trabalho e da Defensoria Pública.

    Os três representantes concordam que é preciso retirar da nova legislação todo o resquício judicial presente na legislação em vigor conhecida como Estatuto do Estrangeiro, que é de 1980.

    Um desses resquícios, segundo o procurador da República, Carlos Bruno Ferreira da Silva, é o capítulo que trata da cooperação judicial para a extradição de estrangeiros procurados nos seus países de origem.

    "O principal argumento do MPF é que não deve haver tratamento de cooperação internacional - extradição, transferência de pena e transferência de condenado - dentro da lei migratória. Em sendo tratadas, o ideal é que a abordagem seja o mais moderna possível para o Brasil aproveitar essa oportunidade e ter uma lei verdadeiramente moderna para enfrentar o problema da criminalidade transnacional."

    O procurador acredita que a medida não trará prejuízos para o país, uma vez que já existe jurisprudência do STF sobre o processo de extradição.

    Mas o relator da proposta, deputado Orlando Silva, do PC do B de São Paulo, acha que essa alteração pode prejudicar a aplicação da lei.

    "É uma grande polêmica jurídica, política, institucional e nós vamos examinar. Nós recebemos um documento do doutor Rodrigo Janot, reivindicando a exclusão desse tema. Mas se pura e simplesmente nós excluirmos essa capítulo, haverá uma lacuna, e essa lacuna vai exigir que seja mantido o Estatuto do Estrangeiro e nosso desejo é revogar completamente o Estatuto do Estrangeiro por ser uma lei antiga."

    O presidente do Conselho Nacional de Imigração do Ministério do Trabalho, Paulo Sérgio de Almeida, destacou que a legislação que está sendo analisada foi acertada ao prever diversos tipos de vistos. Para ele, essa nova qualificação vai facilitar que estrangeiros possam conseguir visto de trabalho no Brasil e que brasileiros possam trabalhar no exterior.

    Já o defensor público, Érico Lima de Oliveira, acredita que é importante criar mecanismos administrativos que garantam a defesa dos migrantes, que muitas vezes são tratados judicialmente quando poderiam ser enquadrados em normas administrativas.

    Na próxima quarta-feira, a comissão vai ouvir representantes de hotéis e navios; de expatriados e da Organização Internacional do Trabalho.

    Reportagem — Karla Alessandra
    • Publicações97724
    • Seguidores268407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações353
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entidades-defendem-mudancas-na-lei-da-imigracao/270919768

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)