Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Arquivada mudança na pensão de ex-combatente da 2ª Guerra

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    Relator, Darcísio Perondi defendeu a rejeição da proposta. A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou ontem, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6799/02 , do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que altera critérios para a concessão de pensões especiais aos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial e a seus dependentes, estabelecidos pela Lei 8.059/90 .

    Entre as mudanças previstas na proposta está a ampliação do rol de possíveis beneficiados. Além da viúva; companheira; filhos solteiros, menores de 21 anos ou inválidos; pai e mãe inválidos, e irmãos solteiros, menores de 21 anos ou inválidos, o texto considera dependentes do ex-combatente ainda a ex-mulher, desde que receba pensão alimentícia; e os filhos ou enteados que estiverem sob a tutela dele até os 21 anos, ou até os 24, se estiverem na faculdade.

    Como também já foi rejeitado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, o projeto será arquivado, exceto se houver recurso ao Plenário para que continue tramitando.

    Relatório

    O relator na Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), defendeu a rejeição da matéria. Segundo ele, o texto busca estender aos dependentes do ex-combatente a mesma pensão militar integral concedida aos oficiais das Forças Armadas. A Lei de Pensões Militares ( 3.765/60 ) não pode servir de base para a concessão de novos direitos aos beneficiários da pensão especial; esta, de cunho assistencial, é assegurada exclusivamente por conta do erário, enquanto o benefício previsto na lei 3.765/60 tem caráter previdenciário, sendo custeado pela contribuição obrigatória de militares, explicou.

    Perondi manifestou-se contra também a pretensão da proposta de permitir o casamento do pensionista sem a perda do direito à pensão especial e à redistribuição do valor integral entre os dependentes.

    Íntegra da proposta: PL-6799/2002

    • Publicações97724
    • Seguidores268410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1233
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arquivada-mudanca-na-pensao-de-ex-combatente-da-2-guerra/2718079

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    As filhas mulher que ficaram cuidando dos seus pais até a morte já tendo idade como eu tenho 64 anos faz 9 dias que minha mãe faleceu sou filha única não tenho ganho sou deficiente visual tenho problema de coluna o q vou fazer se fiquei esperando que a lei do ex combatente me proteja
    E agora como vou ficar ?
    Eu preciso me manter não posso mais costura devido os problema espero que alguém veja está publicação e me ajude meu nome e Lucia Aparecida Van Gelder
    Meu gmail luluciavangelder081@gmail.com continuar lendo