Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Debatedores cobram medidas contra receptadores de carga roubada

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    Seminário discutiu medidas para o combate ao roubo de cargas no País. O combate ao crime de receptação como forma de reduzir as ocorrências ligadas ao roubo e ao furto de cargas e veículos no País foi a tônica do 11º Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, promovido nesta quarta-feira pela Comissão de Viação e Transportes.

    Deputados e debatedores identificaram lacunas na legislação vigente que acabam facilitando a comercialização do objeto de roubo. Eles defenderam a regulamentação da Lei Complementar 121/06 , que cria o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Roubo de Cargas.

    O 3º vice-presidente da comissão, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), afirmou que vai propor audiência pública para o segundo semestre com o objetivo de cobrar explicações do governo sobre a demora na regulamentação da proposta. Leal também criticou a falta de integração entre as polícias. O crime é organizado, mas muitas vezes as instituições que deveriam combatê-lo não estão devidamente integradas e organizadas, afirmou.

    O deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), por sua vez, propôs a realização de reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para debater, juntamente com entidades e autoridades ligadas ao setor, medidas para controlar a ação de criminosos.

    Punições

    Para o delegado Caio Ribeiro, da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal, o principal foco da atuação repressiva do estado deve ser o receptador, porque ele fomenta toda a cadeia criminosa. O delegado defendeu ainda o reaparelhamento das polícias.

    Segundo o delegado, apesar de ter havido uma redução de cerca de 5% nos registros de furtos e roubos de cargas entre 2009 e 2010, o problema ainda está longe de uma solução. Prova disso é a realidade da Região Sudeste, que liderou as estatísticas de roubo e furto de cargas no País com 10.200 ocorrências em 2010, cerca 80% do total, afirmou.

    Ribeiro relacionou o alto número de ocorrências com o fato de as penalidades aplicadas aos receptadores ainda serem brandas. Precisamos de punições que desestimulem a ação dos receptadores, como a apreensão de mercadorias, o cancelamento do alvará de funcionamento dos estabelecimentos e restrições a serem aplicadas pelas fazendas estadual e federal, disse. Entre os produtos mais visados pelos criminosos estão alimentos, eletroeletrônicos, fármacos, cigarros, autopeças e combustíveis.

    O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que propôs o seminário, concordou com o delegado quanto a necessidade de mais investimentos em equipamentos e em efetivo para as polícias. Se o governo percebesse a importância do setor de transportes de cargas, certamente ele ficaria mais atento as suas demandas, disse. Pense no que representaria um dia de paralisação de todo o transporte de cargas no País?, completou. Patriota ainda cobrou a regulamentação da profissão de motorista de cargas, prevista no PL 99/07 , em tramitação no Senado.

    Bolívia

    Também favorável a um maior rigor na legislação, o 2º vice-presidente da comissão, deputado Lázaro Botelho (PP-TO), chamou atenção para a anistia concedida pelo governo da Bolívia que autorizou o licenciamento de veículos em situação irregular naquele país.

    Precisamos nos mobilizar junto aos integrantes do Parlamento do Mercosul para que trabalhem contra essa decisão do governo boliviano. Para ele, a medida estimula o roubo de veículos em outros países, entre os quais o Brasil.

    Desmanches

    O presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), Flávio Benatti, ressaltou a ação de ladrões em parceria com os desmanches clandestinos. Benatti pediu esforço dos deputados para a aprovação do PL 23/11 , que disciplina o funcionamento das empresas de desmontagem de veículos para comercialização de suas partes como peças de reposição ou como sucata. Acreditamos que este projeto, do deputado Armando Vergílio (PMN-GO), deve ser a base de uma legislação futura para combater esse tipo de crime, afirmou.

    Já o assessor de Segurança da NTC&Logística, Paulo Roberto de Souza, comentou outras propostas que poderiam contribuir para o controle do roubo de veículos e cargas no País, entre as quais o PLS 152/03, do ex-senador Romeu Tuma, morto em 2010, que permite a realização de inspeções de cargas como meio operacional para o combate ao crime. A proposta foi arquivada pelo Senado em janeiro, devido ao término da legislatura.

    Íntegra da proposta: PL-99/2007 PL-23/2011

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/debatedores-cobram-medidas-contra-receptadores-de-carga-roubada/2755972

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)