Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto aumenta tributo para financiar programa contra morte no trânsito

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    Dr. Aluizio: empresas de transporte financiariam programa contra mortes no trânsito. Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1505/11, do deputado Dr. Aluizio (PV-RJ), que eleva de 9% para 14% a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) incidente sobre as concessionárias de rodovias e empresas de transporte rodoviário de passageiros e de cargas.

    Os recursos arrecadados com o aumento do tributo serão destinados ao Ministério da Saúde. O objetivo do projeto, segundo o deputado, é gerar recursos para financiar a criação de um programa nacional de combate às mortes no trânsito. O texto altera a Lei 7.689/88, que instituiu a CSLL.

    A proposta determina ainda que a alíquota do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) das empresas de transporte e concessionárias cairá cinco pontos percentuais (de 15%, como manda a Lei 9.249/95, para 10%). A redução, segundo Dr. Aluízio, tem uma dupla função: por um lado, compensa o aumento da CSLL, e por outro, não reduz a arrecadação do governo, uma vez que os dois tributos têm a mesma base de cálculo (lucro).

    Tramitação

    O projeto tramita de forma conclusiva e será analisado pelas comissões de comissões de Seguridade Social e Família; Viação e Transportes; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-1505/2011

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-aumenta-tributo-para-financiar-programa-contra-morte-no-transito/2758614

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)