Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Câmara reinstala nesta quarta Grupo Parlamentar Brasil-Argélia

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    A Câmara dos Deputados reinstala, na próxima quarta-feira (28), o Grupo Parlamentar Brasil-Argélia. Criado em 2006, o colegiado será relançado pela deputada Ana Arraes (PSB-PE) com o objetivo de estreitar as relações entre os dois países e promover a troca de experiências entre os parlamentares de Brasil e Argélia. A cerimônia ocorre às 9h30 no Salão Nobre da Câmara.

    No ato de relançamento, Ana Arraes, que é presidente do grupo, receberá o embaixador da Argélia, Djamel Eddine Bennaoum; e o diretor do Departamento de África do Itamaraty, ministro Nedilson Ricardo Jorge. Comporão a mesa de abertura ainda os líderes do PT, deputado Paulo Teixeira (SP); do PCdoB, Osmar Júnior (PI); e do PDT, Giovanni Queiroz (PA).

    Sete parlamentares farão parte da coordenação do grupo: a deputada Sandra Rosado (PSB-RN) e os deputados Pedro Eugênio (PT-PE), Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), Wolney Queiroz (PDT-PE), Chico Lopes (PCdoB-CE), Silvio Costa (PTB-PE) e Francisco Praciano (PT-AM).

    Foram convidados para a cerimônia ainda os embaixadores da Namíbia, Lineekela Mboti; de Camarões, Martin Agbor Mbeng; da Tanzânia, Francis Ambakisye Malambugi; do Egito, Jailan Abbas; o encarregado de negócios da Embaixada do Marrocos, Abdeslam Maleh; e o chefe da Assessoria Especial de Relações Federativas e Parlamentares Ministério das Relações Exteriores brasileiro, embaixador Sérgio França Danese.

    História

    A Argélia, país localizado ao norte da África, tem relações de reciprocidade com o Brasil. Nos anos 1960, no auge da Ditadura Militar, concedeu exílio a Miguel Arraes, então ex-governador de Pernambuco. No país africano, Arraes teve contato com outros políticos brasileiros que foram símbolo de uma geração, como Fernando Gabeira, Leonel Brizola e o ex-presidente de Portugal Mário Soares. Também foi na Argélia que o ex-governador trabalhou ativamente pela libertação dos países africanos de língua portuguesa.

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/camara-reinstala-nesta-quarta-grupo-parlamentar-brasil-argelia/2847924

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)