Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ação contra demarcação de terras quilombolas será discutida em nova audiência

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    A Comissão de Seguridade Social e Família realiza hoje debate sobre a ação em tramitação no Supremo Tribunal Federal contra o decreto que regulamenta a titulação das terras ocupadas por comunidades remanescentes de quilombos. Esse assunto também foi discutido ontem , em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias.

    A ação direta de inconstitucionalidade, de autoria do DEM, propõe a anulação do Decreto 4.887/03 , que regulamentou o reconhecimento, a demarcação e a titulação das áreas ocupadas pelos quilombolas.

    O debate foi proposto pelos deputados Amauri Teixeira (PT-BA) e Domingos Dutra (PT-MA). Eles dizem que o debate neste momento é crucial, pois se aproxima o julgamento da ação pelo STF, com profundas implicações em direitos e garantias constitucionais de um grande contingente de cidadãos.

    Para eles, o decreto assegurou conquistas importantes para as comunidades quilombolas, ao reconhecer aos remanescentes dos quilombos a titularidade do domínio sobre terras tradicionalmente ocupadas.

    Os deputados afirmam que a possível derrubada do decreto representará um grande retrocesso histórico, pois irá paralisar todo o processo de titulação e afetar os programas governamentais destinados aos quilombolas.

    De acordo com a Fundação Cultural Palmares, 3.524 comunidades foram mapeadas como remanescentes dos quilombos, número que pode chegar a 5 mil em todo o País.

    Foram convidados:

    - o presidente do Conselho Quilombola da Bahia, Valmir Santos;

    - o advogado do Movimento Negro Unificado e da Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas, Onir Araújo;

    - a subprocuradora-geral da República e Coordenadora da 6ª Câmara (Comunidades Indígenas e Minorias) do Ministério Público Federal, Deborah Duprat;

    - o deputado estadual da Bahia Bira Coroa;

    - o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda.

    A reunião será realizada às 9h30, no Plenário 7.

    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-contra-demarcacao-de-terras-quilombolas-sera-discutida-em-nova-audiencia/2851908

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)