Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aposentados do Banespa pedem a Marco Maia que instale CPI

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    O presidente da Câmara, Março Maia, recebeu nesta quarta-feira representantes da Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Estado de São Paulo (Afabesp), acompanhados do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). Eles pediram a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a privatização do Banespa, banco público de São Paulo que foi comprado pelo Grupo Santander.

    O requerimento de criação da CPI foi apresentado em março de 2010 por Marquezelli. Segundo ele, Março Maia disse que encaminharia o pedido à assessoria jurídica da Mesa, para análise da viabilidade da instalação da comissão.

    Congelamento de aposentadorias

    Um dos focos da CPI será a operação que autorizou a liberação de títulos inegóciáveis que garantiam a aposentadoria dos ex-funcionários do banco.

    Entre 2002 e 2007, cerca de 14 mil aposentados e pensionistas tiveram a complementação de seus benefícios congelada. No mesmo momento, no entanto, os títulos emitidos para pagar a dívida do estado com o Banespa foram liberados para fazer parte dos ativos do Santander.

    "Nesse processo de privatização, os títulos deveriam servir para reajustar a complementação de pensão dos aposentados, mas tiveram um desvio de finalidade. Em vez de cumprir esse compromisso, eles foram para o caixa do Santander", explicou o presidente da Afabesp, Yoshimi Onishi.

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentados-do-banespa-pedem-a-marco-maia-que-instale-cpi/2887784

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)