Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta que incentiva gratificação a professores que atuam em presídios precisa passar por três comissões

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Está para ser votado na Comissão de Segurança Pública da Câmara o projeto de lei (PLP 78/15) que pretende incentivar o pagamento de gratificações a professores e outros profissionais da educação básica que trabalham em presídios e centros de acolhimento de jovens infratores. O deputado Hélio Leite (DEM-PA) fala sobre o que o incentivou a apresentar a proposta:

    "Quando você cria um atrativo a mais, tipo como se fosse uma insalubridade, uma gratificação para eles, automaticamente você está incentivando que mais professores abracem a causa, que mais professores façam parte dessa rede educacional dos presídios."

    A proposta original obrigava estados e municípios a criar essa gratificação para professores que trabalhassem dentro de unidades prisionais. Mas isso mudou na Comissão de Educação, quando foi aprovada, como explica a relatora, deputada Professora Marcivânia (PT-AP):

    "Mais adequado que obrigar os entes federados a definir a remuneração adicional por meio de leis específicas, é assegurar que estados que aprovam essas leis assegurando gratificação para servidores da educação que trabalham nos sistemas prisionais, sejam eles estaduais ou municipais, seriam priorizados com repasses financeiros do Fundo Penitenciario Nacional."

    Ou seja, na proposta que segue na Câmara, não há mais a obrigação de gratificar os funcionários da educação que trabalham em presídios, mas os estados e municípios que fizerem isso terão prioridade na hora de receber repasse de dinheiro do Funpen para formação educacional.

    A proposta é considerada positiva pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). O secretário de assuntos educacionais da entidade, Heleno Araújo, lembra que há resistência de profissionais da área em trabalhar em presídios, cadeias e centros para jovens infratores. Além do perigo da violência, geralmente esses locais são de difícil acesso. Por isso, um salário maior poderia, sim, ser um incentivo.

    "É uma iniciativa importante e necessária, além de ser uma demanda dos profissionais da educação que atuam nessa unidades de ensino. Por ser um ambiente que pode a qualquer momento ter complicações no seu ambiente de trabalho, com as rebeliões e todas as manifestações que existem em prisões, eles também alegam não receber o risco de vida, então essa gratificação poderia suprir essa carência que tem desse risco de vida."

    Depois de ser votada na Comissão de Segurança Pública da Câmara, a proposta que incentiva o pagamento de gratificação para professores e outros profissionais da educação que atuarem em presídios precisa ainda ser avaliada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.

    O Brasil tem quase 600 mil presos, sendo que apenas 1 em cada 10 detentos estudam, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça.

    Reportagem - Ginny Morais
    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações418
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-que-incentiva-gratificacao-a-professores-que-atuam-em-presidios-precisa-passar-por-tres-comissoes/296953088

    Informações relacionadas

    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Justiça de Pernambuco TJ-PE - Apelação Cível: AC XXXXX-31.2014.8.17.0001

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 7 anos

    Projeto garante adicional de periculosidade a professor em presídio

    Notíciashá 13 anos

    Fórum de Cascavel tem números de telefone alterados

    Riane Rodrigues, Juiz de Direito
    Artigoshá 3 anos

    Posso mudar com meu filho sem autorização da mãe (ou do pai)?

    OAB - Seccional Maranhão
    Notíciashá 15 anos

    Extremos do sistema prisional maranhense ou a esperança que vem de Pedreiras

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)