Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Proposta torna obrigatória campanha para registro de nascimento na zona rural

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Berinho Bantim: registro permite inclusão de pessoas carentes em programas sociais. Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2873/11, do deputado Berinho Bantim (PSDB-RR), que torna obrigatória a realização de campanhas para o registro de nascimento nas zonas rurais. Segundo o texto, caberá aos responsáveis pelos registros públicos se deslocar anualmente a comunidades carentes nas zonais rurais e registrar os nascimentos ocorridos em locais de difícil acesso aos cartórios.

    Segundo a proposta, as despesas correrão por conta de um fundo de compensação de atos gratuitos. O projeto altera a Lei 6.015/73 , que trata dos registros públicos.

    O autor lembra que a gratuidade do registro não é um favor do serviço notarial, mas um mandamento constitucional. Ele afirma também que o titular do cartório não será prejudicado com o dever de locomoção, já que as despesas serão custeadas por meio de fundos criados para satisfazer as gratuidades dos registros.

    Berinho Bantim ressalta, ainda, que o registro de nascimento permite o reconhecimento do cidadão e sua inclusão em políticas públicas de assistência social.

    Tramitação

    A proposta tramita em caráter conclusivo e será examinada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-2873/2011

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/proposta-torna-obrigatoria-campanha-para-registro-de-nascimento-na-zona-rural/3006313

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)