Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Parlasul vai discutir biocombustíveis, brasiguaios e diplomas do Mercosul

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Na primeira reunião de 2012 da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), realizada na quinta-feira (09), dois projetos e dois requerimentos estão na pauta de trabalho. O senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da representação, também convocou os membros para a discussão de proposta para participação no III Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina (CEPIAL).

    O projeto da política nacional de biocombustíveis, que tem como relator o deputado Roberto Freire (PPS-SP), já recebeu parecer pela aprovação com emendas. Para o relator, o projeto oferece uma boa oportunidade para o desenvolvimento dos biocombustíveis no Brasil, que poderá ampliar a inserção dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, contribuindo para o alto grau de independência energética do País.

    O Projeto de Lei 1981/11, do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), que trata da admissão de títulos e graus universitários para atividades de docência e pesquisa nos países do MERCOSUL, sujeita à apreciação conclusiva das Comissões, tem parecer pela rejeição. O senador Paulo Bauer (PSDB-SC), relator da proposta, justifica que o projeto beneficia apenas estrangeiros que buscam exercer atividades acadêmicas no Brasil.

    De acordo com as normas estipuladas pela Decisão nº 29/09, os estudantes brasileiros que concluam a graduação, o mestrado ou o doutorado nos demais países do Mercosul deverão submeter o diploma aos procedimentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para que possam desenvolver atividades de docência e pesquisa no País. Ou seja, tal projeto de lei só serviria, se não tivesse os óbices de injuridicidade mencionados, para professores e pesquisadores estrangeiros no Brasil, explica o relator.

    Os membros devem votar também a proposta de realização de audiência pública com o Ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, para tratar a situação dos brasileiros que vivem no Paraguai os brasiguaios. O requerimento é de autoria do deputado Roberto Freire.

    CEPIAL

    A cidade de Curitiba sediará o III Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina (CEPIAL), que será realizado em 15 e 20 de julho de 2012. O senador Requião, presidente da delegação brasileira, quer que o Parlamento do Mercosul participe do evento.

    Nos pilares de educação e cultura, o CEPIAL busca o debate dos principais temas latino-americanos, visando à perspectiva da integração. Considerando o atual cenário político Latino-Americano, o evento reunirá bases concretas para discutir alternativas de integração participativa.

    Íntegra da proposta: PL-1981/2011

    • Publicações97724
    • Seguidores268409
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parlasul-vai-discutir-biocombustiveis-brasiguaios-e-diplomas-do-mercosul/3013327

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)