Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão aprova punição para aluno que desrespeitar professor

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    Mandetta afirma que a violência contra professores em sala de aula é crescente. A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (28) proposta que prevê punição para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.

    Pelo Projeto de Lei 267/11 , da deputada Cida Borghetti (PP-PR), o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, será encaminhamento à autoridade judiciária competente. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90 ) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta das escolas como responsabilidade e dever da criança e do adolescente estudante.

    O relator, deputado Mandetta (DEM-MS), destacou que a violência contra professores do ensino médio e do fundamental é uma das causas da falta de qualidade da educação brasileira. Professores com medo de sofrer violência ou represálias verbais e físicas, principalmente por parte de alunos, somado à falta de punição administrativa e/ou judicial dos estudantes indisciplinados ou violentos somente corroboram a existência de sérios problemas educacionais, afirmou.

    O parlamentar disse ainda que um estatuto que assegura apenas direitos, sem determinar deveres, desrespeita uma das regras básicas da educação, que é o respeito aos direitos dos outros. É fato que há uma crescente violência contra professores e diretores em sala de aula, que não vem sendo coibida adequadamente pelas normas hoje em vigor. Cremos que o sistema de proteção integral determinado pela Constituição Federal às crianças e adolescentes também passa por imposição e cumprimento de deveres, concluiu.

    Tramitação

    A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-267/2011

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9065
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-punicao-para-aluno-que-desrespeitar-professor/3072708

    Informações relacionadas

    Blog do Jusbrasil
    Artigoshá 2 anos

    Crime de desacato: conheça melhor o art. 331 do código penal — Decreto-lei 2848/40

    Posocco Advogados Associados, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    Professor vítima de violência deve realizar boletim de ocorrência e exame de corpo de delito

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 12 anos

    Desacato: muito além da falta de educação

    Camila Moreira, Pedagogo
    Notíciashá 10 anos

    Educação aprova programa de prevenção à violência contra professores

    Artigoshá 4 anos

    A Violência Promovida ao Docente Pelo Aluno nas Escolas Públicas

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Infelizmente faz-se necessário legislar sobre estas obrigações pois do contrário só restam deveres aos docentes. E devido às várias faces, muitas vezes só entendidas por quem está em sala de aula, essa lei virá para trazer orientação e certa proteção à quem tem que lidar diariamente com diversos indivíduos e suas distintas personalidades cognoscentes. continuar lendo

    não tem paracrafo continuar lendo