Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputado propõe imposto alternativo à CPMF

    A Contribuição Social sobre Movimentações Financeiras substituiria a CPMF e englobaria IOF, CSLL e Cofins, com o objetivo de simplificar os tributos e aumentar a arrecadação. Ronaldo Nogueira (PTB-RS), autor da proposta, repercute

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    A volta da CPMF deve mobilizar o Legislativo nos primeiros meses de 2016. O governo espera aprovar a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras no Congresso até maio, para que a cobrança do imposto comece a valer a partir de setembro deste ano. O retorno da CPMF pode representar uma arrecadação extra que ultrapassa R$ 10 bilhões.

    Mas o retorno do chamado "imposto do cheque" não vai ser uma tarefa fácil para o governo, pois não há consenso em torno do tema entre os partidos.

    Para repercutir o tema, esteve Com a Palavra o deputado Ronaldo Nogueira, do PTB gaúcho, que é contrário à volta da CPMF. O parlamentar pretende apresentar uma proposta alternativa, criando a Contribuição Social sobre Movimentações Financeiras.

    Pela proposta, o novo imposto substituiria a futura CPMF e englobaria também o IOF, CSLL e Cofins. A arrecadação seria distribuída 50% para a União e 50% divididos entre estados e municípios. A proposta da bancada do PTB já foi entregue à presidente Dilma Rousseff e, agora, será discutida com a oposição. Segundo o deputado Ronaldo Nogueira, o objetivo da medida não é aumentar impostos, mas simplificá-los e aumentar a arrecadação.

    Apresentação – Elisabel Ferriche e Lincoln Macário
    • Publicações97724
    • Seguidores268410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-propoe-imposto-alternativo-a-cpmf/308172446

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)