Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Fiocruz defende quebra de patentes para remédios de doenças negligenciadas

Publicado por Câmara dos Deputados
há 12 anos

O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez, esclareceu há pouco na Comissão de Seguridade Social e Família que, na América Latina, apenas o Haiti seria beneficiado pela ausência de patentes para medicamentos que tratam das chamadas doenças negligenciadas.

Bermudez falou na quebra de patentes para novos medicamentos no âmbito de um

consórcio de pesquisa apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do qual a Fiocruz participa. Para ele, a proibição de patentes para esses medicamentos no Brasil seria um avanço.

Ele disse que em 2011, por exemplo, foi patenteado um medicamento contra a leishmaniose nos Estados Unidos. Bermudez disse que essa quebra de patentes não fere acordos internacionais, porque a Declaração de Doha já trata de medicamentos relacionados à saúde pública.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) lembrou que o estudo da subcomissão de fármacos relacionado a doenças negligenciadas não trata apenas de patentes, mas de acesso ao patrimônio genético, parcerias público-privadas e compras governamentais, entre outros pontos.

A reunião está sendo realizada no Plenário 7.

Continue acompanhando esta cobertura

Tempo real: 11:39 - Quebrar patente não é solução para ‘doenças negligenciadas’, diz indústria

08:43 - Audiência discute relatório sobre produção de fármacos no Brasil

  • Publicações97724
  • Seguidores268407
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fiocruz-defende-quebra-de-patentes-para-remedios-de-doencas-negligenciadas/3129886

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)