Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Agricultores defendem perdão de dívida durante debate sobre MP que renegocia débitos

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Durante discussão para o aprimoramento da Medida Provisória 707/15, nesta sexta-feira (11), em Petrolina (PE), debatedores foram unânimes em defender que o governo federal deve perdoar a totalidade das dívidas dos agricultores.

    A MP prorroga o prazo para a renegociação das dívidas dos produtores rurais e dos contratos de financiamento dos transportadores de cargas. “Os produtores não querem renegociação dos contratos. Eles querem crédito com juros zero”, ressaltou o assistente técnico da Federação dos Trabalhadores Rurais da Bahia (Fetag/BA), Iran Wilker.

    Para o diretor da Associação dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme de Souza Coelho, o governo não pode “condenar” os produtores. “Pois os agricultores são vítimas. O governo tem que pegar na mão deles e levantá-los”, afirmou. “O juro do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] tem que ser zero. Os produtores querem pagar suas dívidas e o governo tem que apoiá-los”, acrescentou.

    Votação
    O presidente da comissão mista (de deputados e senadores) que analisa a MP, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), sinalizou que o texto final da medida provisória deverá ser apreciado na semana do dia 12 de abril.

    Já o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), afirmou que a legislação atual – especialmente, a Lei 12.844/13, abrangida pela MP 707 – “precisa ser melhorada para incluir setores que não foram abrangidos por ela”.

    Segundo ele, outra legislação que precisa ser aperfeiçoada é a Lei 10.107/01, que trata das taxas de juros dos Fundos Constitucionais.

    Agricultores e caminhoneiros
    De acordo com a Medida Provisória 707, a prorrogação do prazo para a cobrança sobre o crédito rural vai até 31 de dezembro deste ano. A MP beneficia, especialmente, os pequenos produtores do Nordeste, que perderam lavouras inteiras com a seca iniciada em 2011.

    A medida provisória também autoriza o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a refinanciar contratos para aquisição de caminhões, chassis, tratores, carretas, cavalos mecânicos, reboques, tanques e carrocerias para caminhões novos e usados.

    Esse benefício é direcionado a pessoas físicas, empresas individuais, sociedades, associações e fundações cuja receita ou renda anual seja de até R$ 2,4 milhões. As empresas arrendadoras que se enquadram neste perfil também poderão refinanciar equipamentos.

    Audiências
    O colegiado terá audiência pública na próxima quarta-feira (16), às 11h, no Plenário 6 do Senado, para a qual foram convidados representantes de órgãos e bancos públicos, entre eles, os ministérios da Fazenda; da Agricultura; e do Desenvolvimento Agrário; além dos bancos Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), do Nordeste (BNB) e do Brasil (BB).

    Os próximos Ciclos de Debate serão promovidos em Fortaleza (CE), dia 14, na Assembleia Legislativa; e em Arapiraca (AL), dia 18 deste mês.

    Íntegra da proposta:

    Da Redação - NA
    Com informações da comissão mista

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agricultores-defendem-perdao-de-divida-durante-debate-sobre-mp-que-renegocia-debitos/314780663

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)