Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Requerimentos de cunho político podem acirrar o clima na CPMI do Cachoeira

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 12 anos

    O clima pode ficar acirrado na reunião de hoje da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, em razão da apresentação de requerimentos de convocação da presidente Dilma Rousseff; da ministra do Planejamento, Miriam Belchior; do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB); e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Há ainda um requerimento de informações dirigido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    O requerimento de convocação de Dilma foi assinado por quatro deputados do PSDB: Carlos Sampaio (SP), Fernando Francischini (PR), Domingos Sávio (MG) e Vanderlei Macris (SP). Eles dizem que a empreiteira Delta doou R$ 1 milhão para sua campanha eleitoral e que essa doação esconde interesses escusos.

    O requerimento de informações dirigido a Lula foi apresentado pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Ele pergunta ao ex-presidente, entre outras coisas, como é que ele ficou sabendo que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes havia se encontrado com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) na Alemanha.

    A convocação de Serra foi proposta pelo deputado Dr. Rosinha (PT-PR). Ele diz que a Delta começou a prestar serviços na cidade de São Paulo em 2005, quando Serra era prefeito.

    A convocação da ministra Miriam Belchior foi proposta pelo deputado Filipe Pereira (PSC-RJ). Ele argumenta que a Delta é uma das principais fornecedoras do Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC) que está sob a responsabilidade da ministra.

    A convocação do governador Sérgio Cabral foi proposta pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR). Ele quer esclarecer a suposta ligação do governador com a construtora Delta. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) propôs a quebra dos sigilos bancário, telefônico e fiscal de Sérgio Cabral.

    A reunião da CPMI, que estava prevista para as 10h15, ainda não foi iniciada.

    Tempo real: 08:24 - CPMI pode votar quebra de sigilos de governadores e novas convocações

    • Publicações97724
    • Seguidores268408
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/requerimentos-de-cunho-politico-podem-acirrar-o-clima-na-cpmi-do-cachoeira/3150614

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)