Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto torna crime de responsabilidade dos ministros do STF a usurpação de competência do Legislativo

    O objetivo da proposta, que leva a assinatura de 24 deputados, é evitar que as decisões do Supremo Tribunal Federal esvaziem as atribuições do Congresso Nacional

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    O deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) apresentou à Câmara dos Deputados um projeto de lei que considera crime de responsabilidade dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a usurpação de competência do Poder Legislativo (PL 4754/16). A proposta leva a assinatura de outros 23 deputados, que apoiaram a iniciativa de Cavalcante.

    A proposta altera a Lei do Impeachment (Lei 1.079/50), que traz as regras para afastamento de presidente da República, ministros do STF, procurador-geral da República e governadores, por crime de responsabilidade. O objetivo da proposta, segundo os deputados, é evitar que as decisões do STF esvaziem as atribuições do Congresso Nacional.

    “A doutrina jurídica recente tem realizado diversas tentativas para justificar o ativismo judiciário. Este ativismo, se aceito pela comunidade jurídica, fará com que o Poder Judiciário possa usurpar a competência legislativa do Congresso”, disse Sóstenes Cavalcante.

    A Lei do Impeachment define seis hipóteses para crime de responsabilidade de ministro do STF: descumprir normas orçamentárias; alterar, exceto por via de recurso, decisão já proferida em sessão do tribunal; proferir julgamento, quando, por lei, é suspeito na causa; exercer atividade político-partidária; proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções e ser negligente no cumprimento dos deveres.

    O recebimento da denúncia e o julgamento dos ministros do Supremo são feitos pelo Senado.

    Tramitação
    O PL 4754/16 será distribuído às comissões da Câmara dos Deputados.

    Íntegra da proposta:

    Reportagem - Janary Júnior
    Edição - Adriana Resende

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268408
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1758
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-torna-crime-de-responsabilidade-dos-ministros-do-stf-a-usurpacao-de-competencia-do-legislativo/315809175

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Sim, tem que parar essa atividade política do STF. Eles vão tentar impedir que o Bolsonaro se candidate em 2022, pois seria o único meio de para-lo. Eu vou além e colocaria mandatos de 03 anos para ministros do stf. Da NOJO ver ministros dando palpites públicos sobre política. Não cabe a eles se manifestarem sobre qualquer assunto de política publicamente. continuar lendo