Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cunha contesta afirmação da AGU de que processo de impeachment seria vingança

    O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, ao defender Dilma na Comissão Especial do Impeachment, nesta segunda (4), acusou o presidente da Câmara de aceitar o processo contra ela por vingança

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, rebateu as afirmações do advogado-geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, de que o processo de impeachment teria sido aceito como uma vingança.

    Em reunião da Comissão Especial do Impeachment, Cardozo afirmou que a abertura do processo de impeachment teria sido uma vingança do presidente da Câmara contra o voto da bancada do PT favorável a investigar Cunha por quebra de decoro no Conselho de Ética.

    De acordo com o presidente, Cardozo faltou com a verdade e exerceu de forma "indigna" a defesa da presidente Dilma Rousseff na Comissão Especial do Impeachment.

    “Ele tem de procurar defender o governo. Isso que ele deveria fazer e não buscar, digamos assim, um antagonismo qualquer para, em cima desse antagonismo, ele se furtar de dar as explicações que ele precisa dar para o País e de convencer a comissão e o Plenário da Câmara dos Deputados para abertura ou não do processo.”

    O presidente da Câmara lembrou que aceitou a denúncia contra a presidente Dilma Rousseff em 2 de dezembro de 2015 e a primeira votação no Conselho de Ética foi no dia 15 do mesmo mês, o que descaracterizaria a tese de vingança.

    Cunha também falou que arquivou nove pedidos de impeachment, sete contra Dilma Rousseff e outros dois contra o vice-presidente Michel Temer, incluído o entregue na sexta-feira (1º) pelo ex-ministro da Educação Cid Gomes.
    Sobre o rascunho do voto do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), para a Câmara aceitar denúncia contra Temer, vazado na sexta-feira (1º), Cunha disse que se a decisão for realmente essa, a Câmara vai recorrer. De acordo com ofício enviado pela Câmara, nesta segunda-feira, apenas o presidente da República pode ser impedido pelo Congresso Nacional, e ministros do Supremo não podem intervir em ato do Legislativo.

    O presidente da Câmara negou ter relação com uma empresa offshore criada pela firma panamenha Mossack Fonseca, especializada na abertura de offshores.

    “Eu estou contestando a minha citação porque não tem nenhum documento que comprove e não vai existir porque efetivamente eu não tenho absolutamente nada. Eu não conheço este cidadão, não conheço essa empresa, nunca tive com ninguém deles.”

    Mais de 11 milhões de documentos relacionados à empresa começaram a ser divulgados nesta semana em veículos ao redor do mundo e tratam da atuação da Mossack Fonseca por quase 40 anos, de 1977 a dezembro de 2015.

    A pedido dos repórteres, Cunha comentou ainda a proposta do senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, de realização de eleições gerais em outubro deste ano para tentar resolver a atual crise política. Segundo Cunha, a ideia é até boa, mas não tem nenhum resultado prático já que não há parlamentarismo no Brasil.

    Reportagem – Tiago Miranda
    • Publicações97724
    • Seguidores268413
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cunha-contesta-afirmacao-da-agu-de-que-processo-de-impeachment-seria-vinganca/320157876

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)