Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sessão solene reúne representantes dos países de língua portuguesa

    Sessão solene marcou a abertura da VI Reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados marcou a abertura da VI Reunião da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Com o tema "Paz e Desenvolvimento na CPLP", o evento conta com a participação de mais de 50 parlamentares de Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, além dos brasileiros.

    O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, destacou em seu discurso de abertura, que a assembleia, criada em 2009, completa sete anos no fim do mês. Ele considera que esse é um bom momento para revisão da trajetória percorrida até agora.

    "Espero que durante este período que a gestão vai passar para o Brasil, que a gente possa ter a condição de realizar um trabalho à altura do que foi realizado pelo presidente da assembleia nacional de Angola, que fez neste período avanços significativos dentro desse processo de integração, dentro desse processo do objetivo da criação e a continuidade da ALCPLP", afirmou.

    Renovação de vínculos
    O presidente da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e presidente da Câmara de Angola, Fernando Piedade dos Santos, destacou a importância da renovação dos vínculos históricos entre os países da CPLP e a importância do Brasil na comunidade. Ele defendeu ainda que a União Interparlamentar, que reúne representantes de parlamentos de países de todo o mundo, adote o português como língua de trabalho.

    "Lutamos com alguma preocupação que continuamos a não ter a língua portuguesa como língua de trabalho num fórum tão importante como a União Interparlamentar, onde somos membros, tendo em conta que a população da nossa comunidade justifica este estatuto”, declarou.

    A deputada angolana Cândida Celeste, presidente da Rede de Mulheres da CPLP, destacou as ações de combate à violência doméstica e de promoção de maior participação da mulher na tomada de decisões políticas, bem como a proteção da maternidade nas relações de trabalho. Ela encorajou deputadas a atuarem em seus parlamentos e disse esperar que o resultado da assembleia contribua para o desenvolvimento da mulher nos países do grupo.

    Próximos temas
    Nos próximos dias de reuniões, serão abordados temas como: Desafios e Promoção da Saúde Pública no Âmbito da CPLP; Fortalecimento das Ações de Promoção da Língua Portuguesa com vista à sua adoção como língua oficial em fóruns internacionais, especialmente na União Interparlamentar e nas Nações Unidas; e Flexibilidade Necessária à Livre Circulação de Pessoas na CPLP.

    Na sessão de encerramento, nesta quinta-feira (6), haverá a aprovação do plano de atividades para o período 2016/2018; a eleição do presidente da assembleia e do primeiro e segundo secretários da Mesa para o período 2016/2018 e a criação do grupo de parlamentares para o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP.

    Reportagem - Geórgia Moraes
    Edição – Mônica Thaty

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações101
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sessao-solene-reune-representantes-dos-paises-de-lingua-portuguesa/321005633

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)