Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão vota novo marco regulatório das telecomunicações amanhã

    O texto acaba com a cobrança de roaming e facilita a instalação de antenas de telefonia

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    O novo marco regulatório das telecomunicações será votado nesta quinta-feira (14) na comissão especial que analisa o tema. O texto em análise é um substitutivo do relator, deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), ao Projeto de Lei 6789/13 e outros.

    Entre as novidades do texto está o fim da cobrança de roaming a partir de 2019. Ou seja, em viagens dentro do País, a pessoa não pagará mais caro na hora de fazer ou receber ligações no celular só por estar fora do município onde mora.

    O texto também facilita a instalação de antenas de telefonia, dando prazo para os prefeitos. O objetivo é evitar a demora na análise dos pedidos de instalação, um dos principais entraves alegados pelas empresas para não melhorar a qualidade do sinal da telefonia.

    A proposta prevê o chamado silêncio positivo, como explica o relator. "O órgão municipal teria 60 dias para poder falar a respeito da aprovação. Caso não opine a respeito, se daria por aprovado, e as companhias instalariam as antenas, facilitando, melhorando os sinais, que é um reclamo de muitas localidades" , disse o deputado.

    O texto também determina que os créditos para celulares pré-pagos tenham validade mínima de um mês, sendo que o saldo tem validade renovada a cada vez que o usuário coloca créditos novos.

    Fundos de telefonia
    O relator também quer que sejam realmente usados os fundos de telefonia (Funtel, Fistel e Fust), que arrecadam dinheiro para melhorias no setor. Só o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) tem R$ 8 bilhões parados, que acabam servindo apenas para o cálculo de economias do governo, segundo Jorge Tadeu Mudalen.

    O deputado explicou que a ideia é diminuir a contribuição das empresas de telefonia para esses fundos na proporção em que o dinheiro não é usado. Ou seja, se o governo não usar esses recursos, vai deixar de recebê-los (em até 95%).

    "Se for aplicado 100% daquele valor arrecadado, [o governo] então vai receber no ano seguinte 100% de arrecadação. Senão, ele vai sendo diminuído, à medida que não é aplicado no setor. Então, nós forçamos o governo a fazer a aplicação", disse Mudalen.

    A proposta também amplia o uso do dinheiro dos fundos de telefonia, autorizando sua aplicação na expansão da internet rápida (banda larga) pelo País.

    Grupo de trabalho
    O projeto nasceu de um grupo de trabalho que reuniu deputados e representantes das empresas de telefonia para buscar soluções para as queixas da população e das operadoras. O resultado foi um projeto apresentado pelo deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

    O texto a ser votado pela comissão especial sugere mudanças em relação à versão original. O Ministério das Comunicações também trabalha na elaboração de outra proposta de novo marco regulatório para as telecomunicações. A ideia é que ela fosse enviada para a análise do Congresso Nacional em março, mas o texto ainda não foi apresentado.

    Íntegra da proposta:

    Reportagem – Ginny Morais
    Edição – Pierre Triboli

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-vota-novo-marco-regulatorio-das-telecomunicacoes-amanha/324024995

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)