Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Deputados dizem que secretário da Contag estimulou violência em fala no Planalto

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Deputados afirmaram, na CPI da Funai, que o secretário de Finanças e Administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Veras dos Santos, estimulou a violência em cerimônia no Palácio do Planalto no último dia 1º. O presidente da CPI, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), acaba de encerrar a reunião por conta dos "ânimos acirrados".

    Aristides disse que a "bancada da bala" no Congresso Nacional é forte. "A forma de enfrentar a bancada da bala contra o golpe é ocupar as propriedades deles ainda lá nas bases, lá no campo. E a Contag e os movimentos sociais do campo é que vão fazer isso.”

    O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) foi um dos que reclamou que o dirigente da Contag estimulou a violência no País com sua fala. O parlamentar disse que a CPI respeita a Contag e que a instituição não está sendo criminalizada, ao contrário do que teriam afirmado, mais cedo, outros integrantes da comissão. “A Contag não tem essa filosofia de pregar a invasão e a violência”, destacou. Para o deputado, hoje Aristides perdeu a oportunidade de se desculpar perante a comissão.

    O deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS) também afirmou que o secretário da Contag estimulou o ódio. Para ele, Aristides representa apenas uma ala da Contag. “Esta ala da Contag eu não respeito”, disse. Na visão dele, o secretário representa “os baderneiros” da instituição. Segundo ele, os sem-terra que estão sendo mortos invadiram propriedades, e agricultores também estão sendo assassinados.

    O deputado Capitão Augusto (PR-SP) considerou “um absurdo, uma aberração” a fala de Aristides. O parlamentar acredita que o secretário da Contag fez ameaça direta a deputados e pediu que ele seja punido na Justiça por sua fala. “Experimente ocupar o meu gabinete. Te desafio a invadir minha casa. Não tem coragem para isso.” O deputado defendeu que os parlamentares tenham direito ao porte de arma para se defenderem e para protegerem a sua propriedade. “Não tem outra forma senão meter bala mesmo”, continuou.

    O deputado Bonh Gass (PT-RS) disse que na comissão está sendo estimulado o armamento, o ódio e a violência contra os agricultores. Na visão dele, o crime é “extrair uma frase” da fala de Aristides e descontextualizá-la. O deputado acusou o deputado Luiz Carlos Heinze de estar envolvido na Operação Lava Jato, o que foi negado por Heinze e uma nova discussão na comissão começou.

    Mais informações a seguir

    • Publicações97724
    • Seguidores268410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputados-dizem-que-secretario-da-contag-estimulou-violencia-em-fala-no-planalto/324064017

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)