Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juristas defendem na Câmara legalidade do processo de impeachment de Dilma

    Diversos juristas participaram de ato promovido por partidos de oposição ao governo nesta quinta-feira.

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Parlamentares e juristas defenderam, na Câmara dos Deputados, a legalidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em um ato promovido por partidos de oposição ao governo (nesta quinta-feira, 14) diversos juristas afirmaram que o impedimento que deverá ser votado no domingo está de acordo com a legislação brasileira.

    O argumento de todos eles é que atos do governo de Dilma - como a abertura de créditos suplementares via decreto presidencial, sem autorização do Congresso Nacional - são crimes de responsabilidade previstos pela Constituição de 1988.

    O deputado Mendonça Filho, do Democratas de Pernambuco, disse que o impeachment é um processo constitucional, legal e democrático e que o Brasil não é uma "republiqueta menor".

    "É um instrumento democrático. Está inscrito na nossa Constituição. E a forma correta, quando se comete crime, de retirar a presidente da República."

    Também o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso defendeu a legalidade do processo. Para ele, não há golpe na condução do impeachment.

    "O mau exercício do mandato torna ilegítimo esse mandato, e a questão volta então ao titular da soberania, que é o povo. A denúncia é popular, a denúncia foi apresentada por três cidadãos. Só pode ser apresentada por cidadãos. Então, é um processo legal, constitucional. Nada de golpe."

    Em março, foi a vez de juristas contrários ao impeachment realizarem, no Palácio do Planalto, um ato em defesa da presidente Dilma Rousseff. O atual governador do Maranhão, Flavio Dino, um dos participantes, se referiu ao impeachment como distorção.

    "Muitos querem transformar nas comissões de investigação da ditadura: primeiro se pune, depois se acha a prova. Qual é o fato que está hoje em debate no Parlamento? Apenas um: as supostas pedaladas fiscais, que foram chanceladas pelo Congresso Nacional ao votar o PLN 5."

    O senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, presente ao ato a favor do impeachment, disse que, se o processo chegou à iminência de ter sua admissibilidade votada pelo Plenário da Câmara, é porque todos os requisitos jurídicos foram "plenamente atendidos".

    Reportagem — Noéli Nobre
    • Publicações97724
    • Seguidores268410
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juristas-defendem-na-camara-legalidade-do-processo-de-impeachment-de-dilma/324755496

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)