jusbrasil.com.br
5 de Dezembro de 2020
    Adicione tópicos

    Partido Verde protocola duas representações contra deputado Jair Bolsonaro

    Para o PV, deputado fez apologia ao crime em sua fala durante votação do impeachment. Representações são dirigidas ao Conselho de Ética e à Corregedoria da Câmara.

    Câmara dos Deputados
    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 5 anos

    Partido Verde protocola duas representações contra o deputado Jair Bolsonaro, do PSC fluminense.
    As representações são dirigidas ao Conselho de Ética e à Corregedoria da Câmara. E pedem a apuração da fala de Bolsonaro durante seu voto a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, no Plenário da Câmara, e a responsabilização do parlamentar. Bolsonaro dedicou seu voto ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pela justiça brasileira como torturador.

    Para o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, Bolsonaro fez apologia ao crime:

    "Falar de um torturador num momento de votação tão importante da vida brasileira soou como apologia ao crime e a criminosos - o que dá no mesmo. Então, está aí feita nossa representação contra atos desta natureza."

    Jair Bolsonaro disse ter certeza de que o pedido do PV será arquivado pelo Conselho de Ética.
    O deputado chamou Brilhante Ustra de herói e preferiu criticar a OAB do Rio de Janeiro, que havia apresentado representação semelhante na véspera.

    "O coronel Brilhante Ustra foi um herói. Repito: não existe nenhuma ação condenatória transitada em julgado, por tortura, contra ele. Querem pegar uma ação em primeira instância e transformar numa sentença condenatória transitada em julgado. Estão fraudando. Continuam mentindo. O presidente da OAB, seccional do Rio de Janeiro, tem que estudar a Constituição e fazer um novo exame da Ordem."

    Jair Bolsonaro argumenta ainda que o artigo 53 da Constituição brasileira assegura imunidade aos parlamentares por palavras, opiniões e votos.

    Reportagem — Mauro Ceccherini

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)