Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto proíbe transporte de passageiro alcoolizado ou sob efeito de drogas no banco do carona

    A proposta prevê punição como infração gravíssima, multa e retenção do veículo

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Projeto de Lei (4380/16) em tramitação na Câmara proíbe o transporte de passageiro alcoolizado ou sob efeito de drogas no banco do carona. A proposta prevê punição como infração gravíssima, multa e retenção do veículo.

    O autor do projeto, deputado Flavinho, do PSB de São Paulo, explica que a proposta é uma tentativa de impedir que a condução do veículo seja afetada por terceiros:

    "A gente sabe que não precisa de muito álcool no sangue para mudar o estado de euforia, a pessoa já perde a noção até mesmo de espaço. Às vezes, quando estão os dois saindo de uma festa, por exemplo, de uma boate, e ali, naquele momento de euforia, a pessoa que está do lado bate a mão no volante, puxa o freio de mão ou passa mal. Alguma situação como essa já tira a atenção do motorista."

    Flavinho afirma, também, que o objetivo do projeto é salvar vidas e aponta que setenta por cento das mortes no trânsito no Brasil possuem relação com o álcool.

    Para o deputado, a solução é colocar o passageiro alcoolizado no banco de trás do carro para que o motorista consiga supervisioná-lo pelo retrovisor do veículo.

    O deputado Hugo Leal, do PSB do Rio de Janeiro, destaca que o projeto precisa de um embasamento em estudos e casos que comprovem sua eficácia:

    "O que nós temos que avaliar aqui é a efetividade dessa medida. Se existe algum estudo estatístico, um dado estatístico, de que a pessoa no banco do carona interfira diretamente ou tenha produzido resultado e acidentes de trânsito, mortos ou feridos. Isso é importante para a gente buscar dados e estatísticas de outros países. Mas eu vejo essa iniciativa com bons olhos, não vejo como rejeição absoluta. Eu acho que nós temos que tentar entender onde isso poderia contribuir para a questão, especialmente para a redução dos acidentes, e especialmente, também, a questão da fiscalização de uma matéria como essa.”

    A proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

    Reportagem – Clara Sasse
    • Publicações97724
    • Seguidores268411
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-proibe-transporte-de-passageiro-alcoolizado-ou-sob-efeito-de-drogas-no-banco-do-carona/344958599

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)