Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Série de eventos marca a Semana do Meio Ambiente na Câmara

    O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece no domingo, dia 5.

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Série de eventos marca a Semana do Meio Ambiente na Câmara. O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece no domingo, dia 5. As atividades relativas ao tema começam na segunda-feira (6) com o lançamento de uma cartilha e um vídeo baseados nos "5R's da Sustentabilidade": repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. A iniciativa é do Ecocâmara, o comitê de gestão socioambiental da Casa.

    Já na quarta-feira (8), a Frente Parlamentar Ambientalista debate, durante café da manhã, o Acordo do Clima, elaborado na COP 21, a conferência da ONU realizada em Paris, no fim do ano passado. O novo coordenador da frente, deputado Ricardo Tripoli, do PSDB paulista, lembra que o acordo ainda precisa ser ratificado pelo Congresso Nacional a fim de garantir recursos para o reflorestamento em grande escala, a agricultura de baixo carbono e as energias limpas. Com o apoio de organizações ambientalistas como a SOS Mata Atlântica e o Observatório do Clima, a frente parlamentar vai lançar a campanha "Ratifica Já", em defesa da aprovação imediata do decreto legislativo que confirma o conteúdo do Acordo de Paris, como esclarece Ricardo Tripoli.

    "O Brasil tem sido pioneiro na discussão desse tema e não podemos perder a iniciativa na redução de 2% na emissão de poluentes, com menos queima de produtos fósseis e menos utilização de combustíveis que deixam partículas em suspensão. Será uma grande discussão para que o Brasil possa ratificar rapidamente. A ratificação é fundamental porque daria a demonstração inequívoca de que o Brasil está à frente desse processo mundial no plano das mudanças climáticas".

    Na quinta-feira (9), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara promove, ao longo de um dia inteiro, o curso de legislação ambiental. As palestras serão feitas por consultores legislativos e vão abordar temas variados, como o tratamento do meio ambiente na Constituição e nas demais leis, licenciamento ambiental, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, além das lacunas e dos desafios na legislação ambiental. O curso é aberto ao público e inscrições podem ser feitas pela página da Câmara na internet, www.câmara.leg.br.

    Desde o fim de maio, a Frente Parlamentar Ambientalista promove a exposição "Conquistas e Desafios", no corredor de acesso ao Plenário da Câmara, com painéis que mostram as ações dos parlamentares em busca de um "país ambientalmente sustentável e socialmente justo". A exposição segue até 30 de junho. O Ecocâmara também programou várias atividades ao longo do Mês do Meio Ambiente, incluindo oficina de fotografia, campanha de recolhimento de lixo eletrônico, feira de trocas e um passeio ciclístico para incentivar o uso da bicicleta no trajeto entre a casa e o trabalho.

    Reportagem — José Carlos Oliveira
    • Publicações97724
    • Seguidores268412
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/serie-de-eventos-marca-a-semana-do-meio-ambiente-na-camara/345502131

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)