Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Comissão aprova MP que eleva para 49% a participação estrangeira na aviação civil

Relator desiste de liberação total do capital estrangeiro na aviação civil brasileira

Publicado por Câmara dos Deputados
há 8 anos

Relator desiste de liberação total do capital estrangeiro na aviação civil brasileira e comissão mista aprova medida provisória sobre o tema. O texto original da MP 714 altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7565/16) para elevar de 20% para 49% o limite de participação estrangeira no capital com direito a voto das companhias aéreas brasileiras. Na terça-feira, o relator da MP, deputado Zé Geraldo, do PT do Pará, chegou a apresentar parecer em que liberava totalmente o capital estrangeiro na aviação civil do Brasil. Já nesta quarta, Zé Geraldo recuou e apresentou uma errata em que retoma o limite de 49%, previsto no texto original da medida provisória.


Zé Geraldo também decidiu acatar duas emendas inicialmente rejeitadas. Uma impede o contingenciamento e o remanejamento de recursos do FNAC, o Fundo Nacional de Aviação Civil. Já a outra emenda permite que os recursos do FNAC sejam usados para a formação de pilotos brasileiros e fortalecimento dos aeroclubes, como afirma o deputado Otávio Leite, do PSDB fluminense, autor da emenda.


A medida provisória também busca o reequilíbrio econômico-financeiro da Infraero sem a necessidade de reajustes nas tarifas pagas pelos passageiros. A votação da matéria foi acompanhada por representantes de sindicatos de aeronautas e aeroviários, preocupados com o impacto das medidas no mercado de trabalho. O presidente da comissão mista, senador Hélio José, do PMDB do Distrito Federal, avalia que o texto final ficou bem equilibrado.


Essa medida provisória está em vigor desde o início de março, mas precisa ser aprovada pelos Plenários da Câmara e do Senado até o dia 29 deste mês para não perder a validade.

Reportagem - José Carlos Oliveira
  • Publicações97724
  • Seguidores268412
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações88
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-aprova-mp-que-eleva-para-49-a-participacao-estrangeira-na-aviacao-civil/347501280

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)